Ministério Público investiga construção de pavilhão multiusos em reserva agrícola em Famalicão

Câmara aprovou reconhecimento de interesse público
Ministério público investiga construção de pavilhão multiusos em reserva agrícola em famalicão
Mário Passos no lançamento simbólico da primeira pedra da obra. Foto: CM Famalicão

O Ministério Público está a investigar a construção de um pavilhão multiusos em Fradelos, Vila Nova de Famalicão, em zona de Reserva Agrícola Nacional (RAN), sem as necessárias autorizações previstas na lei, revelou hoje a Procuradoria-Geral da República (PGR).

Em resposta enviada à Lusa, a PGR refere que aquela factualidade se encontra em investigação num inquérito que corre termos no Departamento de Investigação e Ação Penal da Procuradoria da República de Braga.

Em causa a construção de um pavilhão multiusos, cuja primeira fase já está concluída.

O presidente da Câmara, Mário Passos, esteve no lançamento simbólico da primeira pedra, em 26 de maio, numa altura em que a obra já decorria.

Hoje, em reunião de câmara, o executivo aprovou uma proposta para reconhecimento do interesse público do pavilhão.

Com esse reconhecimento, a câmara terá um argumento para pedir autorização legal para a utilização da área em questão, com 2.188 metros quadrados, para fins não agrícolas.

Contactada pela Lusa, a Câmara de Famalicão disse desconhecer a existência de qualquer investigação em curso sobre a construção do multiusos.

Disse ainda que a construção daquele espaço comunitário “é uma obra da responsabilidade da Junta de Freguesia, que desconhecia, por se tratar de equipamento público, da necessidade de autorização de desafetação do terreno”.

“Detetada a situação por parte dos Serviços Municipais, a obra parou e estão agora a ser cumpridas todas as diligências necessárias para a sua regularização”, acrescenta.

“Na reunião de Câmara desta manhã, foi, de resto, aprovado o pedido de classificação do multiúsos de Fradelos como projeto de interesse público, condição necessária para a regularização da situação”, rematou.

Os vereadores do PS votaram contra, por considerarem “inadmissível” que a Câmara tenha avançado com a obra “num terreno de reserva agrícola e só agora, que o grosso da estrutura já está de pé, é que esteja preocupada coma legalidade”.

“Além do mais, é um péssimo exemplo que se está a dar à comunidade”, referiu o vereador socialista Eduardo Oliveira, sublinhando que o PS “não pode compactuar com esta situação”.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Foi conferir os boletins do euromilhões e ganhou 12 mil euros na raspadinha em barcelos

Foi conferir os boletins do Euromilhões e ganhou 12 mil euros na raspadinha em Barcelos

Próximo Artigo
Aston martin acaba desfeito contra árvore enquanto dono jantava em famalicão

Aston Martin acaba desfeito contra árvore enquanto dono jantava em Famalicão

Artigos Relacionados