Connect with us

Minho tem 21 praias com qualidade de ouro

Alto Minho

Minho tem 21 praias com qualidade de ouro

A região Minho tem, em 2015, 21 praias (17 costeiras e quatro interiores) com qualidade de Ouro, segundo a Quercus. A associação ambientalista pegou nas análises oficiais às águas balneares.

Viana do Castelo lidera a lista e vai exibir a bandeira oficial da qualidade de ouro 2015 em nove praias, nomeadamente Ínsua, Afife, Arda, Paçô, Carreço, Norte, Cabedelo, Amorosa e Castelo de Neiva.

Em Esposende, as praias distinguidas são Rio de Moinhos, Marinhas, Ofir, Apúlia e Ramalha. Mais a Norte, as praias de Caminha, Moledo e Forte do Cão, todas no concelho de Caminha, têm igualmente qualidade de ouro.

As praias do interior não foram esquecidas nesta análise e há mais quatro concelhos do Minho com motivos para sorrir, tendo em conta o reconhecimento da Praia do Cavadinho (Braga), da Praia de Verim (Póvoa de Lanhoso), da Praia do Alqueirão (Terras de Bouro) e da Albufeira do Ermal (Vieira do Minho).

A Quercus atribui este galardão com o objetivo de realçar as praias que, ao longo de cinco anos, apresentam sistematicamente uma água balnear de boa qualidade ou qualidade excelente e que oferecem uma maior fiabilidade no que respeita à qualidade da água.

Na verdade, a Quercus tem em conta as análises recolhidas pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) durante a última época balnear e nos cinco anos anteriores, e define parâmetros limite para as concentrações de Enterococos intestinais e de Escherichia coli por 100 mililitros de água.

Ao todo, Portugal tem 314 praias de Ouro em 2015.

Mais em Alto Minho

Bitnami