Minho leva com uma frente chuvosa na sexta e com uma depressão no domingo

Foto: João Constantino / O MINHO / Arquivo

A instabilidade típica do período de transição entre o verão e o outono começa a dar os primeiros passos no Minho já nos próximos dias, com a chegada de uma superfície frontal fria proveniente do Atlântico na sexta-feira e com a formação de uma depressão com aguaceiros e trovoada no domingo.

Em declarações a O MINHO, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) salienta a chegada de uma superfície frontal, popularmente designada como “frente fria”, que se encontra já em aproximação a Portugal continental, devendo passar pelo país apenas durante a tarde de sexta-feira.

Esta superfície, salienta Patrícia Marques, meteorologista do IPMA, “traz alguma precipitação, não em grandes quantidades, sobretudo ao Litoral Norte e Centro, mas em maior quantidade na zona do Minho, como é habitual para a região”. 

A meteorologista não aponta grandes quantidades de chuva na sexta-feira, mas lembra que há um situação diferente durante o fim de semana, já não por causa da frente fria, mas sim devido a uma depressão que se irá formar e que, apontam todos os modelos meteorológicos, deverá ficar centrada na Península Ibérica.

“Vai trazer precipitação, mas o problema é que estes centros de ação, por vezes, mexem ligeiramente do sítio onde era previsto surgirem, pelo que podemos ter precipitação nuns locais e não noutros, não se sabendo ainda se irá afetar mais a região interior, como é habitual, ou se vai afetar o litoral”, disse Patrícia Marques.

Contudo, a especialista garante que o IPMA irá acompanhar o evoluir desta depressão e caso haja necessidade, divulgará informação relativamente à mesma.

Sobre a trovoada, poderá haver alguma no sábado à tarde, mas o mais certo será ocorrer no domingo e nas zonas de interior, como Trás-os-Montes e Beira Alta, podendo afetar os concelhos minhotos do interior, como Cabeceiras de Basto.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x