Os distritos de Braga e de Viana do Castelo já se encontram, desde as 15:00 horas, sob aviso laranja face às condições meteorológicas, com o estado do tempo a agravar-se durante as próximas horas.
O aviso laranja, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), surge devido à “precipitação persistente, por vezes forte” em ambos os distritos.
O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe situação meteorológica de risco moderado a elevado.
Depois da meia-noite, ambos distritos descem o nível de aviso para amarelo, que irá durar até às 03:00 da próxima madrugada, também por causa da precipitação, por vezes forte.
Contudo, o aviso amarelo por causa do vento, com rajadas até 90 km/h, sendo até 110 km/h nas terras altas, já em vigor em ambos nos distritos de Braga e de Viana do Castelo, vai manter-se até às 21:00 horas de segunda-feira.
Também a partir de segunda-feira, e até às 15:00 horas de terça-feira, as zonas altas do Minho vão estar sob aviso amarelo por causa da queda de neve, esperada acima de 700 metros, com acumulação acima de 1000 metros, que poderá ser de 10 cm acima de 1100 metros.
Como impactos prováveis, o IPMA prevê “perturbação causada por queda de neve com acumulação e possível formação de gelo, como exemplo: vias condicionadas ou interditas, danos em estruturas ou árvores e abastecimentos locais prejudicados”.