Os distritos de Braga e Viana do Castelo já estão, desde as 09:00 de hoje, sob aviso amarelo devido ao vento forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Nas próximas horas, entra em vigor também o aviso amarelo por causa da chuva forte acompanhada de trovoada. No fim de semana há também avisos para a queda de neve e agitação marítima. O IPMA explica que o agravamento do estado do tempo até segunda-feira se deve à depressão Jana (nome atribuído pela Agência Estatal de Meteorologia Espanhola.
“Esta depressão ficará quase estacionária a noroeste da Península Ibérica até dia 10 de março, estando associadas uma superfície frontal fria e diversas linhas de instabilidade que condicionarão o estado do tempo em Portugal continental”, desenvolve o IPMA.
E acrescenta: “No dia 10, já em fase de enchimento, a depressão deslocar-se-á para sueste, atravessando o território do continente a partir da tarde desse dia. Assim, até dia 10, segunda-feira, preveem-se períodos de chuva ou aguaceiros que serão fortes à passagem da superfície frontal fria, durante a tarde de dia 07 [sexta-feira], e à passagem de linhas de instabilidade entre a manhã de sábado, dia 08, e o final de dia de segunda feira, dia 10”.
Avisos
Esta sexta-feira, o Minho – como todo o território continental – está sob aviso amarelo por causa do vento forte, entre as 09:00 e as 18:00. O IPMA prevê “vento do quadrante sul com rajadas até 85 km/h, sendo até 100 km/h nas terras altas”.
Entre as 12:00 e as 21:00 de hoje, estará em vigor um aviso amarelo para “a precipitação por vezes forte e ocasionalmente acompanhada de trovoada”.
Amanhã, estarão ativos nos distritos de Braga e Viana do Castelo quatro avisos amarelos por causa da chuva, vento, agitação marítima e neve.
O da chuva estará ativo entre as 03:00 e as 09:00. O de vento forte entre as 18:00 e a meia-noite de domingo. O de agitação marítima entre as 15:00 e a meia-noite de domingo. Por fim, o aviso amarelo para a neve estará em vigor das 15:00 às 19:00 de domingo.
O IPMA prevê “queda de neve acima de 1.000/1.200 metros”, o que significa que irá nevar nas terras altas do Parque Nacional da Peneda-Gerês.
Está prevista uma “acumulação que poderá ser da ordem de 10 centímetros”.
O IPMA alerta para os “impactos prováveis” provocados pela “queda de neve com acumulação e possível formação de gelo”, como, por exemplo, “vias condicionadas ou interditas, danos em estruturas ou árvores, abastecimentos locais prejudicados”.
No domingo, a partir da meia-noite, o aviso para a agitação marítima passa a laranja até às 15:00, voltando a amarelo até às 07:00 de segunda-feira.
O IPMA prevê “ondas de oeste/noroeste com 5 a 6 metros, podendo atingir altura
máxima de 10 metros”.