Seguir o O MINHO

Alto Minho

Minho é “Região Europeia da Gastronomia 2016”

em

Conjuntamente com a Catalunha

A cerimónia de entrega do prémio Região Europeia da Gastronomia 2016 ao Minho e à Catalunha teve lugar no passado dia 2 de Julho, numa cerimónia que decorreu  em La Pedrera, Barcelona.

Este prémio foi atribuído na sequência de uma candidatura dinamizada pelo consórcio Minho In que integra os vinte e quatros Municípios do Minho, representados pelas Comunidades Intermunicipais do Alto Minho, do Ave e do Cávado e tem por objetivo “contribuir para uma melhor qualidade de vida ao realçar as diferentes culturas e tradições gastronómicas europeias, através da promoção da educação para a a saúde, da sustentabilidade e da inovação gastronómica”.

O Minho e Catalunha são as Regiões Europeias da Gastronomia 2016Numa cerimónia que decorreu ontem, 2 de Julho, em La…

Posted by Consórcio Minho in on Sexta-feira, 3 de Julho de 2015

 

Para receber o prémio estiveram presentes nesta cerimónia Vitor Mendes, presidente da câmara de Ponte de Lima e vice-presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho, Manuel Baptista, presidente da câmara de Póvoa de Lanhoso e presidente da CIM do Ave,  António Barroso, em representação de Ricardo Rio, presidente da câmara de Braga e presidente da CIM do Cávado e Francisco de Calheiros, coordenador do Minho IN.

Para além do Minho e da Catalunha, também se apresentaram-se a concurso outras regiões europeias, nomeadamente Marselha, Provença / França, North East Brabant / Holanda, Aarhus, na Dinamarca, Riga, na Liutânia, Lombardia, em Itália, Malta e Sibiu, na Roménia.

Anúncio

Alto Minho

Arcos de Valdevez: Mais de 173 mil euros para promoção e sensibilização de Sistelo

“Pequeno Tibete português”, monumento nacional desde 2018

em

Foto: Divulgação / Arquivo

A Câmara de Arcos de Valdevez anunciou hoje um investimento superior a 173 mil euros num projeto de promoção e sensibilização ambiental da aldeia de Sistelo e do rio vez.

Encaixada no fundo de um vale, situado às portas do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), a aldeia de Sistelo, considerada “o pequeno Tibete português”, foi classificada em 2018 como monumento nacional, enquanto paisagem cultural evolutiva viva.

Em comunicado hoje enviado à imprensa, a autarquia explicou que o projeto pretende “preservar da melhor forma possível as condições naturais do território e as marcas da atividade humana, que transformou este vasto património num pilar de desenvolvimento socioeconómico do concelho de Arcos de Valdevez”.

Trata-se de um projeto apoiado por fundos da União Europeia, integrado no Plano de Ação para a Regeneração Urbana (PARU).

A iniciativa é cofinanciada pelo POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos. O investimento elegível é de 173.417,70 euros e a comparticipação comunitária de 147.405,05 euros.

Continuar a ler

Alto Minho

Arrancou o Carnaval de Lindoso, “um dos mais genuínos de Portugal”

Ponte da Barca

em

Fotos: Barca FM

Já começaram as festividades do Carnaval de Lindoso, em Ponte da Barca, com a tradição do cortejo menor do Pai Velho, realizado no final da missa deste domingo.

Até terça-feira, a aldeia situada no Parque Nacional Peneda-Gerês vai celebrar aquele que, dizem, é “o Carnaval mais genuíno de Portugal”.

Valter São Martinho, um dos organizadores, salienta que a tradição do “Enterro do Pai Velhos” remonta à cultura celta, ainda antes dos romanos por cá passarem.

O responsável aponta, em declarações à Barca FM, que “esta festa mantém a ferro e fogo uma tradição que vivemos e que tem sido respeitada ao longo dos anos”.

O desfile maior para queimar o Pai Velho é na terça-feira, durante a tarde. Para além do cortejo, há ainda a leitura do testamento, uma espécie de sátira social sobre os habitantes da aldeia. “Aí é a voz do povo a falar”.

 

Continuar a ler

Ponte de Lima

Colisão em Ponte de Lima faz um ferido grave e três encarcerados

EN 203

em

Foto: O MINHO

Uma colisão rodoviária entre duas viaturas, ao final da manhã deste domingo, provocou quatro feridos, um dos quais em estado grave, disse a O MINHO fonte dos bombeiros.

As viaturas colidiram no troço da Estrada Nacional 203 que atravessa a freguesia de Correlhã, no concelho de Ponte de Lima, com o alerta a ser dado cerca das 11:00 horas.

No local estiveram os Bombeiros Voluntários e a SIV de Ponte de Lima e a VMER de Viana do Castelo, no total de 19 operacionais e oito viaturas.

As vítimas foram transportadas pelos bombeiros limianos para o Hospital de Viana do Castelo.

A GNR registou a ocorrência.

Continuar a ler

Populares