Minho é ‘campeão europeu’ da chuva nas próximas 24 horas

Tempestade Kirk
Fonte: Windy.com

Não é novidade – e não significa um dilúvio de Noé -, mas é de notar. As próximas 24 horas trazem acumulação de água para a região do Minho com abundância ao nível dos locais mais chuvosos do globo, com os modelos meteorológicos a apontarem o Parque Nacional da Peneda-Gerês como o local mais chuvoso de toda a Europa.

O responsável é o Kirk, um furacão que chegou a atingir categoria 4 na escala de
Saffir-Simpson em pleno Oceano Atlântico, transformando-se em ciclone tropical e depois em tempestade extratropical, conforme passou os Açores e aproximava-se do Minho.

O modelo de previsão europeu, utilizado pelas principais agências de meteorologia (ECMWF), prevê um acumulado de mais de 125 litros de chuva por metro quadrado entre as 22:00 horas de hoje e as 22:00 de quarta-feira, apontando o interior minhoto, sobretudo Melgaço e Arcos de Valdevez, como os locais mais molhados da Europa.

Aviso Laranja

Os distritos de Braga e de Viana do Castelo já se encontram sob aviso laranja devido a “chuva persistente, por vezes forte, passando a aguaceiros que podem ser acompanhados de trovoada”, que irá prolongar-se durante toda a noite, até ao início da manhã de quarta-feira.

O aviso para a chuva vigora entre as 21:00 de terça e as 09:00 de quarta-feira, passando depois para amarelo até ao meio-dia.

Em relação ao vento, ambos distritos entram em aviso laranja entre a meia-noite e as 09:00 desta quarta-feira, passando depois para amarelo até às 15:00.

No que diz respeito à agitação marítima, o aviso laranja entre em vigor na quarta-feira, a partir das 09:00, e dura até à meia-noite, passando depois para amarelo até às 06:00 de quinta-feira.

O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe “situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica”.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x