Estreou em 2020, com cerca de 2.000 pessoas. Em 2021, fruto da pandemia, foi feito em modo online. O bloco de Carnaval Minho de Janeiro regressa a Braga e, desta vez, a festa de pré-Carnaval vai ser em duas discotecas, num total de 12 horas de evento.
O pré-Carnaval, tradicional no Brasil, já começa algumas semanas antes das festividades principais. Apesar de a realização do Carnaval ainda não estar definida, o Minho de Janeiro, em conjunto com a produtora Disque.PT, vai desta vez para as discotecas Lustre e Barhaus, e espera reunir mais de 600 pessoas.
O Minho de Janeiro, associação responsável pela organização do carnaval “à moda brasileira” na cidade de Braga, em conjunto com a produtora Disque.PT, decidiram, então, aproveitar o momento em que já existe segurança para a realização de um evento em local privado, com controle de acesso do público, e seguir com o projeto do pré-Carnaval, como um teste para o Carnaval propriamente dito.
“Um festejo de rua não tem qualquer controlo, mas numa discoteca é exigida a apresentação de teste negativo ou certificado de recuperação ou dose de reforço. Conversámos com as discotecas Lustre e Barhaus – as únicas que comportam um evento dessa magnitude e que têm a energia que precisávamos – e elas abraçaram a ideia. Certamente a comunidade brasileira de Braga não se esquecerá desse apoio e da folia”, declara Lucas de Freitas, gestor da produtora Disque.PT.
“O nosso último Carnaval foi em 2020, semanas antes do início da pandemia. Foi um sucesso de público, com aproximadamente duas mil pessoas a conviver, dançar e reviver um pouco da cultura brasileira. Queremos, cada vez mais, que o nosso projeto seja uma referência em todo o país não só para a comunidade brasileira, mas para toda a gente, das diversas nacionalidades que residem cá em Braga”, planeia Bruno Gutman, presidente e fundador da associação.
Pequenos empresários brasileiros prestaram apoio imediato à realização da festa. De forma criativa, cada empresa oferecerá um serviço em forma de atração dentro das discotecas. Haverá “flash tattoos”, maquiadoras, e até a venda de açaís e salgados típicos.
“O evento de promoção da cultura brasileira é um espaço importante para divulgar os pequenos empresários brasileiros que têm algum tipo de comércio ou serviço na cidade. É uma forma de ajudar a alavancar os pequenos negócios”, reforça Gutman.
Thiara Fenix, proprietária do estúdio Fenix Tattoo, terá sua empresa como uma das atrações da festa com a realização de flash tattoos. Bruno Guimarães, sócio da Fusion Açaí, vai colocar salgados brasileiros à venda e também oferecer açaí ao público. Assim como Vanessa Piardi, proprietária do Studio Piardi, vai oferecer serviços de maquiagem para os foliões dentro da festa.
O “Turno 1 Carnaval” ocorre no Lustre (Praça Conde de Agrolongo, 115) a partir das 15:00 e pretende ser uma “réplica” do Carnaval brasileiro, com samba, MPB, tropicália, marchinhas e performances do Bloco Minho de Janeiro e DJs Verinha, Rodrigo Araújo e Vicky.
O “Turno 2 CarnaVRAU” ocorre no Barhaus (Rua Dom Gonçalo Pereira, 58) a partir das 20:00 e vai agradar os foliões mais resistentes e adeptos à noite, com performances da ‘DisqueFUNK’, Lucas de Freitas e outras atrações.
As pulseiras vendidas a 5 euros na porta dão acesso aos dois turnos. Cada estabelecimento cobra, além da pulseira, um consumo mínimo de 5 euros. A festa ainda terá um jantar oficial na Taberna da Pizza, primeiro estabelecimento do segmento de pizzas em Braga a oferecer o sistema de “rodízio”.
Para participar basta preencher este formulário que também garante benefícios e descontos nas empresas parceiras do evento.