Redes Sociais

Militares vigiam serra de Santa Luzia a partir de 1 de Julho

Alto Minho

Militares vigiam serra de Santa Luzia a partir de 1 de Julho

Os acessos à serra de Santa Luzia, em Viana do Castelo, vão estar, a partir de 01 de julho e até final de setembro, vigiados por militares do Exército, no âmbito de uma operação de prevenção de incêndios florestais.

De acordo com o protocolo assinado entre a Câmara local e o Exército, aquela operação visa “a defesa da floresta e, consequentemente, a manutenção das condições de vida das populações locais”.

O documento prevê que os elementos do Exército patrulhem aquela área, “de forma a diminuir a probabilidade de incêndio”, sendo que deverão manter permanentemente informadas as entidades responsáveis (CODIS e Bombeiros Municipais de Viana do Castelo) reportando, de imediato, qualquer ocorrência digna de registo.

Aquela vigilância, iniciada em 2010, altura em que deflagraram inúmeros incêndios naquela área, vai incidir nos cerca de trinta quilómetros quadrados de extensão da Serra de Santa Luzia.

No âmbito desta operação apenas será permitido o acesso às áreas “restritas” aos proprietários de terrenos, “nomeadamente nos dias de maior risco de incêndio”, sendo os mesmos alertados para alguns tipos de comportamentos que têm de evitar.

A informação de identificação recolhida pelos militares do Exército poderá depois ser utilizada pelas autoridades policiais na investigação de eventuais focos de origem criminosa, que possam ser detetados.

Clique para comentar

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais Alto Minho