Seguir o O MINHO

Guimarães

Supercentenária de Guimarães: “Milinha do Pedra” soprou 106 velas entre familiares e amigos

Aniversariante ‘mereceu’ um “beijinho” do presidente da Câmara Municipal de Guimarães, numa festa que juntou familiares e amigos em Arosa

em

Milinha do Pedra nasceu Emília Fernandes Rocha. Foi há 106 anos, no dia 05 de novembro de 1913.


A supercentenária comemorou, esta terça-feira, mais um aniversário, com honras municipais.

Foto: Divulgação / CM Guimarães

Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães (na imagem), foi uma das presenças na festa da supercentenária, que teve lugar em Arosa, freguesia onde a mulher que nasceu antes da I Guerra Mundial juntou “familiares e amigos, num ambiente de festa e boa disposição”, como destaca a autarquia na sua página na rede social Facebook.

Quem também deu o merecido destaque à brilhante marca de Milinha do Pedra foi o Guimarães Digital. O jornal digital do Grupo Santiago publicou, esta terça-feira, uma reportagem em vídeo (acima) e outra em texto, que pode ser lida no seu site (aqui).

Imagem: Divulgação

Do mesmo grupo de comunicação vimaranense, a supercentenária, uma das pessoas mais velhas do país, mereceu honras de primeira página no Comércio de Guimarães, jornal mais antigo do distrito de Braga que, quando Emília Rocha nasceu já havia celebrado 29 anos.

O Comércio de Guimarães é o jornal mais antigo do distrito de Braga com 135 anos feitos em maio

Anúncio

Guimarães

Crematório em freguesia de Guimarães pronto dentro de um ano

Obras públicas

em

Foto: Divulgação / CM Guimarães

As obras do crematório de Guimarães, no cemitério de Monchique, arrancam na próxima semana e estarão concluídas dentro de um ano, disse hoje fonte municipal.

Segundo a fonte, o investimento será suportado pela empresa que ficará com a exploração do crematório.

Situado na encosta poente da montanha da Penha, o cemitério de Monchique foi construído pela Câmara de Guimarães e inaugurado a 23 de outubro de 2004, sendo autores do projeto os arquitetos Maria Manuel Pinto de Oliveira e Pedro Mendo.

Em 2005, foi galardoado com o 1º Prémio Nacional de Arquitetura Paisagista na categoria “Espaços Exteriores de Uso Público”

Continuar a ler

Ave

Estátua de D. Afonso Henriques em Guimarães está a ser restaurada

Património

em

Foto: Paço dos Duques / Facebook

Começou esta segunda-feira a segunda fase do processo de restauro da estátua de D. Afonso Henriques, em Guimarães, da autoria de Soares dos Reis.

A intervenção é financiada pela câmara e deverá ter a duração de dez dias.

Continuar a ler

Guimarães

Hospital de Guimarães sem doentes covid nos cuidados intensivos

Coronavírus

em

Foto: DR

A Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) do Hospital Senhora da Oliveira, em Guimarães, está há mais de uma semana sem doentes internados com covid-19, foi hoje anunciado.

Em declarações ao Grupo Santiago, o diretor clínico daquele hospital, Hélder Trigo, adianta que ainda vão existindo internamentos nas enfermarias por causa do SARS CoV-2, mas que a evolução tem sido “favorável”.

Explica ainda que o hospital tem funcionado com normalidade, mas que continua debaixo das condições provocadas pelo plano de contingência da pandemia, como é o caso da não existência de visitas, de forma a evitar possíveis propagações do novo coronavírus dentro da unidade.

Contudo, o responsável espera que, no início do próximo mês, possam ser libertados pisos que têm uso restrito para doentes covid para a retoma de cirurgia que já se realizavam naqueles espaços.

Finaliza ainda indicando que o hospital realizou um total de 1.203 cirurgias, 781 em ambulatório e 422 em regime convencional.

Continuar a ler

Populares