Um fenómeno na praia de Apúlia está a deixar as redes sociais curiosas. Milhões de larvas parecem ter dado à costa na praia de Apúlia, para gáudio de centenas de gaivotas que com elas fazem um festim.
- Anúncio -
As larvas não vêm do mar, nem são de nenhum insecto de grande porte. São deixadas por moscas que ali se alimentam do sargaço. Conforme as ondas vão barrando pela areia, as larvas acumulam-se umas em cima das outras, dando a impressão de que o areal está em movimento.
A explicação foi dada esta noite a O MINHO pelo capitão Silva Lampreia, comandante da Capitania de Viana do Castelo e da Polícia Marítima, cuja área de intervenção também abrange o concelho de Esposende, onde se encontra a praia ‘larvada’.
“Tudo aponta para que as larvas das moscas apareçam com o sargaço, a situação já foi identificada e não é prejudicial para a saúde”, afirmou o responsável, explicando que, por precaução, foram alertadas as entidades de saúde e ambiente, nomeadamente o delegado de Saúde de Esposende e a Agência Portuguesa do Ambiente.
Silva Lampreia apontou ainda que esta situação não é nova, tendo já acontecido antes na nossa costa minhota, não havendo razão para alarme.
Contudo, um vídeo partilhado esta terça-feira nas redes sociais está a tornar-se viral, com grande parte dos comentários a mostrarem desconhecimento sobre o que se trata.
Situações semelhantes podem ser vistas nas praias da Escócia, dos Estados Unidos da América ou da Austrália.