A Orquestra Filarmónica de Braga quer juntar mais de mil vozes a cantar “Grândola Vila Morena”, de José Afonso, para assinalar os 50 anos do 25 de Abril, na próxima quarta-feira, pelas 21:30, na Avenida Central.
“Convidamos toda a população para se juntar a nós no concerto de 24 de abril, na Avenida Central, em Braga, pelas 21:30, para cantar connosco a ‘Grândola Vila Morena’. Queremos formar um coro com mais de 1.000 vozes juntando o público aos intérpretes em palco para eternizar este grande momento de celebração publicando vídeo e áudio em todas as plataformas digitais e redes sociais. Será um momento único e inesquecível, estamos certos”, refere a Orquestra em comunicado.
A iniciativa tem como objetivo “lembrar todos aqueles que cantaram e impulsionaram, através da música, a revolução de 25 de Abril de 1974, marco histórico na república portuguesa”.
O concerto promete levar o público “numa viagem musical até aos grandes temas e grandes autores e intérpretes destas mensagens de intervenção”.
A Orquestra Filarmónica de Braga adianta aos interessados que “podem ouvir o tema nas nossas páginas nas redes sociais e levar a letra no telemóvel”.
“Com mais de 100 elementos em palco lembraremos Zeca Afonso e Adriano Correia de Oliveira, Paulo de Carvalho e Vitorino, Fausto e José Mário Branco, entre outros amigos, cujas emoções perduram na atualidade, e no final juntaremos as vozes de todo o público”, conclui o comunicado.
Além da Orquestra, o concerto contará com do Grupo Canto Daqui, Coro da Associação de Pais do Conservatório Calouste Gulbenkain de Braga, Coro Académico da Universidade do Minho (CAUM) e o Coro de Abril.
A direcção musical está a cargo do maestro Filipe Cunha, que assina também todos os arranjos e orquestrações do concerto.