Mil escuteiros do Alto Minho abrem Ano Escutista em Alvarães

Mil escuteiros do alto minho abrem ano escutista em alvarães

Abertura ano escutista

Cerca de mil escuteiros do Alto Minho vão, durante dois dias, trocar as novas tecnologias pelos valores de cidadania e pelo contacto com a natureza num encontro que vai assinalar a abertura do Ano Escutista, disse esta segunda-feira a organização.

Segundo o chefe do agrupamento 374 dos Escuteiros de S. Miguel de Alvarães, Eugénio Barreto, a iniciativa vai decorrer no sábado e no domingo naquela freguesia do concelho de Viana do Castelo com a participação de cerca de mil jovens, dos seis e os 22 anos de idade.

O objetivo é que os participantes “deixem em casa todas as ferramentas ligadas às novas tecnologias, para se dedicarem a atividades ao ar livre, e à entreajuda”.

“Os miúdos em casa estão sempre com os computadores, telemóveis e ligados à Internet. Aqui, no escutismo, esquecem essas tecnologias porque têm muitas atividades e convívio físico”, assegurou o chefe daquele agrupamento, Eugénio Barreto.

Para Eugénio Barreto, escuteiro há 43 anos, o escutismo é uma “escola de atitudes e valores que devem ser ampliados e promovidos por serem cada vez mais importantes para a sociedade.

Trata-se da primeira vez que a freguesia de Alvarães, na margem esquerda do rio Lima, vai receber a abertura do ano Escutista de Viana do Castelo, sendo que a ocasião vai ser aproveitada para “dar a conhecer o património natural local”.

O encontro tem, este ano, como tema “Edificar a paz”, e vai realizar-se em regime de acantonamento para os lobitos, e de acampamento para as restantes secções.

O encontro terminará com uma eucaristia presidida pelo bispo de Viana do Castelo, Anacleto de Oliveira.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Siga os resultados das eleições em tempo real

Siga os resultados das eleições em tempo real

Próximo Artigo

Famalicão: Câmara paga seguros e inscrições de 2.500 atletas

Artigos Relacionados