Seguir o O MINHO

Braga

Miguel Macedo confirmou telefonemas por abuso de poder

em

Foto: DR/Arquivo

O ex-ministro da Administração Interna, no governo PSD/CDS Miguel Macedo afirmou, esta segunda-feira, no Tribunal de Braga, que o ex-edil da Câmara de Braga, Mesquita Machado lhe telefonou duas vezes, pedindo-lhe a cedência do antigo Convento das Convertidas, para nele instalar um Museu da Cidade.

Disse que explicou ao então Presidente, que a cedência teria passar pela Direção Geral do Património, do Ministério das Finanças, embora com a sua concordância enquanto ministro.

A testemunha falava na terceira sessão do julgamento de Mesquita e de cinco outros vereadores – que integravam o Executivo, quando a Câmara, em maio de 2013, votou a compra de três prédios anexos às Convertidas, por três milhões de euros, os quais tinham sido, propriedade de uma sociedade, a CCRII, cujo sócio era genro de Mesquita Machado. O objetivo era recuperar o quarteirão, construir uma pousada da juventude e o Museu. Os seis estão acusados de abuso de poder e participação económica em negócio.

Foram ainda ouvidos um inspetor da PJ/Braga, uma técnica da Comissão de Coordenação Regional do Norte e um avaliador de terrenos.

Anúncio

Braga

GNR aperta fiscalização à circulação na Póvoa de Lanhoso

Covid-19

em

Foto: Divulgação / CM Póvoa de Lanhoso

A Câmara da Póvoa de Lanhoso participou numa ação de fiscalização que a GNR realizou junto dos automobilistas que circulavam em dois pontos da vila da Póvoa de Lanhoso, na passada segunda-feira.

Em comunicado, o vereador da Proteção Civil municipal, João Barroso, explica que acompanhou no terreno esta ação, que se centrou na rotunda de Galegos e na rotunda de acesso à vila, ao chegar à Av. da República.

De acordo com o responsável, esta ação vai ter continuidade nas restantes estradas do concelho.

Os automobilistas foram mandados parar e foi verificado o motivo da sua deslocação bem como o número de pessoas no interior dos veículos.

Algumas pessoas foram obrigadas a voltar para casa, ou por estarem em passeio ou por excederem o número de pessoas permitido por veículo, havendo mesmo o caso de uma família proveniente no dia anterior de um país estrangeiro, que foi acompanhada pela GNR até sua casa para cumprir quarentena.

De referir ainda que Câmara Municipal, Juntas de Freguesia e GNR estão a monitorizar todos os emigrantes que chegam ao concelho pelos seus próprios meios, ou seja, nas suas viaturas, sendo notificados para permanecerem em casa.

Em simultâneo, carros de som com apelos ao cumprimento das regras das autoridades nacionais e de saúde estão a percorrer as 22 freguesias e uniões de freguesias locais.

Continuar a ler

Braga

Agente da PSP de Braga infetada e seis em quarentena

Covid-19

em

Foto: O MINHO (Arquivo)

Uma mulher, agente da PSP do comando distrital de Braga, está infetada com covid-19, encontrando-se em casa, em Vila Verde, em recuperação com assistência médica.

Fonte do comando distrital confimou a O MINHO que outros seis agentes daquela polícia estão em isolamento profilático, em casa, entre eles um oficial superior, porque com ela dividiam o mesmo espaço, no Núcleo de Formação daquela policia, em Braga.

O comando indica que o contágio não terá ocorrido dentro das instalações policiais, suspeitando-se que a transmissão poderá ter ocorrido a partir de um familiar da agente.

Segundo o comando, está já “implementado um plano de contenção ao nível de alteração de horários, reduzindo o número de elementos em serviço na área administrativa, faseando-os por dias e horários, o que minimiza potenciais focos de contágio em maior escala, estando assim ainda garantidos os serviços mínimos ao nível deste departamento”.

Continuar a ler

Braga

Quarta morte por covid-19 no Asilo de S. José, em Braga

Covid-19

em

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

Morreu mais um utente do Asilo de São José, em Braga, vítima de complicações respiratórias na sequência de infeção pelo novo coronavírus.

Este é o quarto utente daquele lar a falecer na última semana face à pandemia que terá atingido mais de um terço dos 106 utentes da instituição, agora 102.

Com apoio da Câmara de Braga, foram realizados testes a todos os utentes e colaboradores da instituição, sendo que acusaram positivo cerca de 50 pessoas, entre utentes e funcionários.

Este lar foi um dos primeiros a ter sinais evidentes de propagação de covid-19 no concelho de Braga.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou perto de 866 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 43 mil.

Dos casos de infeção, pelo menos 172.500 são considerados curados.

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 187 mortes, mais 27 do que na véspera (+16,9%), e 8.251 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 808 em relação a terça-feira (+10,9%).

Dos infetados, 726 estão internados, 230 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 43 doentes que já recuperaram.

Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 02 de março, encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de 19 de março e até às 23:59 de quinta-feira.

Continuar a ler

Populares