Metalúrgica da Trofa compra empresas no Reino Unido e Polónia e espera faturar 530 milhões em 2024

Foto: DR

A Metalogalva, empresa da Trofa, comprou duas empresas no Reino Unido e na Polónia.

Em comunicado, a metalúrfica trofense adianta que comprou a Fabrikat (Nottingham) Limited, líder no mercado britânico em iluminação pública, e a polaca Contec Kromiss, que é especializada em estruturas de transmissão de energia.

“A Metalogalva, empresa do VigentGroup com presença em 12 países e um volume de negócios consolidado de 441 milhões de euros em 2023, comprou a Fabrikat (Nottingham) Limited, empresa sediada no Reino Unido”, e, “em paralelo, através da Tecpoles, empresa que integra o grupo Metalogalva desde 2021, finalizou a aquisição da Contec Kromiss”, revela a empresa portuguesa, em comunicado, citado pelo Jornal de Negócios.

Segundo a informação da Metalogalva, a Fabrikat emprega 92 pessoas e fechou o ano de 2023 com um volume de negócios de 25 milhões de euros.

Já a Contec Kromiss, que está vocacionada para o setor dos postes tubulares de baixa, média e alta tensão, tem 124 trabalhadores e faturou 17 milhões de euros no último exercício.

“Estamos muito satisfeitos com estas operações, que nos permitem assegurar um reforço imediato da nossa posição no Reino Unido e na Polónia, dois mercados de grande relevância para a Metalogalva. Continuamos atentos a potenciais oportunidades de crescimento orgânico e inorgânico com vista a fortalecer a nossa posição de líder europeu”, diz Sérgio Silva, presidente da empresa, citado no comunicado.

“A Contec-Kromiss será importante para o aumento do portefólio de produtos num mercado de forte expansão e investimento em infraestrutura, beneficiando de uma rede de clientes já existentes e complementando desta forma a Tecpoles Polónia (do mesmo grupo), que fechou 2023 com 27 milhões de euros de faturação”, acrescenta o responsável.

Com 1.700 trabalhadores e um volume de negócios consolidado de 441 milhões de euros em 2023, a Metalogalva tem sede na Trofa e presença em 12 países de quatro continentes, incluindo centros de produção na Alemanha, Arábia Saudita, Brasil, França, Ucrânia, Angola, Polónia, Portugal e Estados Unidos da América.

A metalúrgica prevê encerrar o ano de 2024 com um volume de negócios consolidado superior a 530 milhões de euros, o que significa crescer 20%.

Em 2023, a empresa comprou a Electrofer, metalomecânica da Marinha Grande que emprega mais de 250 pessoas, e inaugurou a sua primeira unidade produtiva nos EUA.

Fundada em 1971, a Metalogalva, que opera na área da engenharia e proteção de aço, com lugar entre os principais produtores europeus na produção de colunas de iluminação pública e de outras estruturas ligadas ao transporte de eletricidade, renováveis, telecomunicações, rodovias, ferrovias e galvanização.

A empresa integra o VingentGroup, um grupo empresarial de capital português com operações em 15 países que integra também a Brasmar, na área alimentar de produtos do mar congelados e de transformação e comercialização do bacalhau.

O grupo emprega mais de 2.400 pessoas e fechou 2023 com um volume de negócios de 875 milhões de euros.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Incrível fotografia de raposa na neve no Parque Nacional da Peneda-Gerês

Próximo Artigo

Castro Laboreiro acordou debaixo de um 'manto branco'

Artigos Relacionados
x