Metade dos incêndios no país deflagraram de noite

Dados da Proteção Civil
Metade dos incêndios no país deflagraram de noite
Foto: Bombeiros Portugueses / Facebook / Arquivo

Metade dos 175 incêndios registados em todo o país entre o início de segunda-feira e as 11:00 de hoje foram ocorrências noturnas, informou hoje a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Em conferência de imprensa na sede do organismo, em Oeiras, distrito de Lisboa, o comandante Mário Silvestre precisou que, na segunda-feira, foram registadas 124 ocorrências e, entre as 00:00 e as 11:00 de hoje mais 51.

Segundo o responsável, “50,8% das ocorrências nestes dois dias e até ao momento são ocorrências noturnas”.

Mário Silvestre acrescentou que, neste momento, cerca das 12:00, o fogo que causa mais preocupação é o de Arouca, estando a situação dos de Lindoso/Ponte da Barca e de Penamacor “bastante controlada”.

No caso de Arouca, no distrito de Aveiro, o fogo que resultou de “três ocorrências consecutivas”, tendo o dispositivo respondido às duas primeiras com “uma eficácia muito boa”, mas já não à terceira, na localidade de Espiunca, devido à elevada velocidade de propagação das chamas.

O incêndio, “numa zona de eucaliptal adulto, com vales encaixados”, está a libertar energia de 20.000 kilowatts/metro, quando, para existir capacidade de extinção, esta não pode ultrapassar os 4.000 kilowatts/metro.

Neste contexto, o dispositivo no terreno está, neste momento, sobretudo a tentar mitigar o fogo, trabalhando e modulando-o “pelos flancos”.

Já o incêndio de Lindoso/Ponte da Barca, que consumiu “cerca de 2.000 hectares” entre a noite de sábado e as 08:00 de hoje, “está estabilizado”, continuando os “trabalhos de consolidação do mesmo”.

Em Penamacor, no distrito de Castelo Branco, “apenas 30%” do incêndio estava ativo, tendo já ardido 511 hectares.

O comandante da ANEPC insistiu ainda para que as pessoas “não usem o fogo”.

“Não podemos ter 50% das nossas ocorrências em período noturno”, frisou.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Casal ferido após despiste em guimarães

Casal ferido após despiste em Guimarães

Próximo Artigo
Funeral de militar da gnr de braga que morreu em acidente de mota realiza-se na quarta-feira

Funeral de militar da GNR de Braga que morreu em acidente de mota realiza-se na quarta-feira

Artigos Relacionados