Mestrado da Universidade do Minho vence prémio Europa Nostra

O mestrado internacional em Análise Estrutural de Monumentos e Construções Históricas (SAHC), da Universidade do Minho (UM), venceu o prémio da União Europeia para o património cultural, Europa Nostra, na categoria de “Educação, Formação e Sensibilização”.

De acordo com a instituição, “o SAHC é um programa de ensino de um ano que visa proporcionar formação avançada no domínio da conservação e da reabilitação do património cultural construído. É uma formação única no mundo quando comparada a outros cursos generalistas em conservação do património”.

O mestrado destaca-se pelo seu alcance global, com alunos de 62 países e com uma média de 27 anos, vindos de Europa, EUA, Irão, China, Colômbia, Canadá e México.

Nos últimos dez anos, o SAHC foi financiado pela Comissão Europeia, com a coordenação da UM, em Guimarães, e com a ajuda da Universidade Técnica Checa em Praga (República Checa), da Universidade Politécnica da Catalunha – Barcelona Tech (Espanha) e da Universidade de Pádua (Itália).

Em nota de imprensa, a UM recorda que “os graduados deste mestrado já ganharam diversas bolsas da Fundação Getty (EUA) e outros prémios com as suas dissertações. E alguns especialistas são contratados por empresas internacionais ou selecionados para programas doutorais nas melhores universidades internacionais”.

O mestrado, que recebe anualmente cerca de 400 candidaturas para uma média de 35 vagas, é coordenado por Paulo Lourenço e será premiado a 15 de maio, em Turku, na Finlândia, numa cerimónia que contará com o comissário europeu Tibor Navracsics.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados