Mesmo à chuva, Farricocos saíram às ruas de Braga e fizeram soar as matracas

Imagem: PSP Braga

Mesmo com a chuva, os tradicionais Farricocos saíram às ruas de Braga, na manhã desta quinta-feira, fazendo soar as matracas, no âmbito das comemorações da Semana Santa.

O Farricoco é uma das figuras emblemáticas da celebração da Semana Santa em Braga.

Segundo a página da organização, na sua origem pagã, os Farricocos eram um grupo de mascarados que percorria as ruas, anunciando a passagem dos condenados e relatando os seus crimes. .

Já ‘cristianizados’, em tempos antigos, conforme a mentalidade de então, percorriam as ruas chamando os pecadores públicos à sua reintegração na Igreja, depois de arrependidos e perdoados. Era a forma do tempo, de entender a misericórdia para com os pecadores, aos quais tinha sido aplicada a indulgência (ou ‘endoença’).

Atualmente, atribui-se-lhe um significado substitutivo e residual, de chamamento dos Irmãos da Misericórdia para a procissão da noite. O uso das ruidosas ‘matracas’ para este efeito foi instituído em anos remotos para substituir o toque dos sinos, que nos dias maiores da Semana Santa ficavam silenciosos. 

Os Farricocos destacam-se na Procissão do Senhor “Ecce Homo” que, como O MINHO noticiou, iria sair esta quinta-feira à rua, mas foi cancelada por causa do mau tempo.

 
Total
0
Shares
Artigos Relacionados