A Mercadona participa, pela primeira vez, na campanha de recolha de alimentos do Banco Solidário Animal (BSA), organizada pela Animalife, que se realiza de 01 a 09 de outubro. A empresa coloca à disposição desta campanha todos os seus pontos de venda nos distritos onde está presente, nos quais se incluem Braga e Viana do Castelo, além de Porto, Aveiro, Setúbal e Santarém.
Em comunicado, a cadeia espanhola explica que colabora nesta iniciativa social de apoio aos animais com o compromisso de dar também aos seusclientes a oportunidade de participarem nesta campanha solidária, que consiste na doação monetária, em múltiplos de um euro, e que pode ser efetuada nas caixas de pagamento no momento da compra.
O valor doado será entregue na integra à Animalife em forma de cartões, que posteriormente serão distribuídos por instituições de apoio animal locais que poderão utilizá-los para adquirir produtos de acordo com as suas necessidades, com o objetivo de contribuir para melhorar as condições de vida dos animais que se encontrem em risco.
Rodrigo Livreiro, presidente da Direção da Animalife, refere que, em 2021, foram, em média, “119 animais abandonados por dia”. No total, foram “mais de 43 mil cães e gatos, uma subida de quase 30% quando comparado com 2020”.
“A evolução da situação económica faz antever um cenário ainda mais complicado para os próximos meses, pelo que a participação de todos nesta campanha será indispensável para assegurar o bem-estar de milhares de animais em risco acolhidos por associações de proteção animal de norte a sul do país. As parcerias que estabelecemos contribuem para garantir a capacidade de resposta das entidades apoiadas pela Animalife junto de milhares de animais em risco”, refere o responsável, citado no comunicado.
A Animalife é uma associação de sensibilização e apoio social e ambiental, de âmbito nacional, sem fins lucrativos, cujo objetivo é diminuir o grave problema do abandono animal. É também a entidade criadora e organizadora do Banco Solidário Animal, uma campanha através da qual apoia animais a cargo de Associações e Grupos de Proteção Animal, de famílias em situação de carência económica comprovada e de pessoas em situação de sem-abrigo.