A Mercadona, empresa de supermercados com origem em Valência, Espanha, fez uma doação de 40 milhões de euros para ajudar todos os seus trabalhadores afetados pela tempestade Dana, para que não tenham de começar a reconstruir as suas vidas do zero.
Em comunicado, a empresa que também está presente em Portugal, explica que, além da doação, também está a apoiar os habitantes, as autoridades e os seus funcionários da região valenciana desde o início da catástrofe.
As ajudas terão um valor fixo para a casa/veículo, sendo que todos os trabalhadores afetados irão recebê-las no dia 21 de novembro.
“Todos na Mercadona (Clientes, Colaboradores, Fornecedores e Acionistas) nos unimos à dor que toda a Sociedade Valenciana está a sofrer devido à DANA”, refere a empresa em comunicado.
No que respeita à sua equipa, a empresa ativou 1.000 voluntários, funcionários de outros departamentos da empresa, para ajudarem nas tarefas de manutenção e limpeza das lojas, com o objetivo de poder abrir o mais rapidamente possível e prestar um serviço aos vizinhos dos seus supermercados.
Desde o início da catástrofe, a empresa tem vindo a implementar medidas centradas principalmente na doação de bens de primeira necessidade a entidades sociais para as pessoas afetadas (alimentos, equipamentos, materiais, etc.), doando mais de 300 toneladas entregues em coordenação com os seus fornecedores; no acompanhamento dos seus colaboradores afetados; e na colaboração com as autoridades através da contribuição de diferentes recursos.
Esta atuação tem como premissa “fazer tudo o que for necessário e até quando for necessário, porque agora é tempo de proximidade”, afirma Laura Cruz, diretora de Ação Social da empresa e coordenadora da equipa especializada em doações, responsável pela gestão de todas as ações de colaboração nas regiões afetadas.
Em colaboração com os seus fornecedores, tem vindo a abastecer o programa “Cozinha Solidária”, de Ricard Camarena, com produtos frescos e alimentos enlatados, onde se tem estado a preparar 10.000 refeições quentes por dia nas instalações do fornecedor Frescos Delisano e 4.500 refeições por dia no seu restaurante.
A empresa colocou à disposição duas lojas a partir das quais foram canalizadas as doações, a compra e entrega de 1.200 paletes de água e a entrega de produtos alimentares básicos para ajudar as pessoas necessitadas em diferentes pontos instalados na província de Valência.
Em termos de colaboração com as autoridades, entre as últimas ações realizadas, a empresa colocou à disposição da Conselleria de Servicios Sociales assessoria e apoio logístico, bem como um armazém de 7.000 m2 em Picassent (Valência) para canalizar as doações. Além disso, cedeu o espaço de L’Alquería del Basket (escola de basquetebol do clube Valencia Basket) às unidades do exército que estiveram destacadas na zona como base de operações e de ceder veículos de transporte para a distribuição das ajudas.