Seguir o O MINHO

País

MEO oferece chamadas gratuitas para a Ucrânia e acesso livre ao canal do país

Guerra

em

A operadora MEO, da Altice Portugal, está a oferecer chamadas móveis gratuitas internacionais para a Ucrânia e acesso livre à Ukranian TV, foi ontem anunciado.

A decisão vem na sequência da ofensiva russa a vários pontos da Ucrânia que, segundo o governo local, já provocou mais de 150 mortos e centenas de milhares de deslocados.

De acordo com a MEO, esta oferta estará em vigor até 15 de março, mas poderá ser alargada conforme o evoluir do conflito.

A Rússia lançou na quinta-feira de madrugada uma ofensiva militar na Ucrânia, com forças terrestres e bombardeamento de alvos em várias cidades, que já provocaram pelo menos mais de 120 mortos, incluindo civis, e centenas de feridos, em território ucraniano, segundo Kiev. A ONU deu conta de 120.000 deslocados desde o primeiro dia de combates.

O Presidente russo, Vladimir Putin, disse que a “operação militar especial” na Ucrânia visa “desmilitarizar e ‘desnazificar’” o seu vizinho e que era a única maneira de o país se defender, precisando o Kremlin que a ofensiva durará o tempo necessário, dependendo de seus “resultados” e “relevância”.

O ataque foi condenado pela generalidade da comunidade internacional e motivou reuniões de emergência de vários governos, incluindo o português, e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), UE e Conselho de Segurança da ONU, tendo sido aprovadas sanções em massa contra a Rússia.

EM FOCO

Populares