Seguir o O MINHO

Aqui Perto

Menino internado no S. João com suspeitas de hepatite aguda com origem desconhecida

Surto está a intrigar a comunidade médica em todo o mundo

em

Hospital S. João Foto: Portal do Ministério da Saúde

O surto de hepatia aguda com origem desconhecida que está a abalar o mundo já terá chegado a Portugal. No passado domingo, um menino de três anos foi internado no Hospital de S. João, no Porto, com suspeitas de se tratar do mesmo caso, suspeitas essas que vão aumentando conforme a passagem dos dias.

De acordo com o Jornal de Notícias, que confirmou o caso junto de fonte hospitalar, as análises que deverão confirmar a suspeita como se tratando de um caso deste surto só devem ser conhecidas amanhã.

Vómitos, diarreia ou dor de barriga são alguns dos sintomas desta hepatite, que será causada por um agente viral de origem ainda desconhecida. Apesar de serem sintomas iguais aos de outras doenças do foro gástrico, há um em particular que indica que pode ser uma doença hepática – cor amarelada dos olhos.

Em todo o mundo, há já cerca de 200 diagnósticos desta doença, com crianças que vão desde a idade de um mês até aos 16 anos. Todas elas tinham o fígado inflamável, mas em nenhum dos casos foi detetado algum vírus já conhecido que, habitualmente, causam este tipo de sintomas.

Populares