Seguir o O MINHO

Famalicão

Menino de onze anos atropelado em Famalicão

Estrada Nacional 206

em

Foto: Fernando André Silva/O MINHO

Uma criança, de onze anos, foi atropelada, ao início da tarde desta quinta-feira, na Estrada Nacional 206, em Gondifelos, concelho de Famalicão, disse a O MINHO fonte dos bombeiros.


A vítima estaria a passar aquela estrada, na Avenida de São Félix, quando foi abalroada por uma viatura automóvel.

No local esteve a VMER de Famalicão e os Bombeiros de Viatodos, para auxílio pré-hospitalar.

“Foi transportada para o Hospital de São João com acompanhamento da VMER”, disse fonte da corporação barcelense, que dista cerca de cinco quilómetros do local do acidente, à face da nacional onde crianças esperam pelos autocarros escolares.

Fonte do Comando Distrital de Operações e Socorro de Braga indicou a O MINHO que a vítima sofreu ferimentos ligeiros.

Terá sido transportada para o Porto por Famalicão não ter a unidade específica de apoio para tratar os ferimentos da criança.

Anúncio

Ave

PS de Famalicão denuncia falta de condições nas unidades de saúde locais

Covid-19

em

Foto: Divulgação / PS Famalicão

A concelhia de Famalicão do PS prossegue o ‘roteiro da saúde’ visitando alguns espaços de saúde locais, apontando falta de condições nos mesmos para os profissionais de saúde.

No passado dia 18, o partido reuniu com Nuno Silva, coordenador da UAG nas USF Famalicão 1, Alto da Vila e Nova Estação. Visitaram depois os departamentos da equipa de cuidados continuados integrados, de saúde escolar, de saúde materna, de saúde infantil e a área ADC, destinada à observação de doentes com suspeitas de covid.

“Procuramos saber, com detalhe, a amplitude do trabalho desenvolvido por estas unidades de saúde, assim como as condições disponibilizadas para uma boa execução operacional”, refere o partido, apontando falta de condições.

“Deparamo-nos com falta de condições físicas, espaços exíguos e improvisados, não existindo, sequer, uma simples arrecadação para material obsoleto e não usado”, denuncia o PS.

“Perante a contingência que esta pandemia acarreta, o desafio tornou-se acrescido para a equipa de profissionais que, apesar das vicissitudes, faz o seu melhor”, apontam os socialistas.

“Ficamos sensíveis ao repto do Dr. Nuno Silva, pelo que envidaremos os esforços necessários junto da ARS Norte e do Ministério da Saúde para, em conjunto, conseguirmos proporcionar a todos os famalicenses as melhores condições de acesso aos serviços de saúde”, escreve ainda o partido.

Continuar a ler

Ave

Famalicão já ligou as luzes de Natal

Natal

em

Foto: CM Famalicão

Famalicão iluminou-se para o Natal ao final da tarde desta sexta-feira, após ligação da iluminação natalícia no centro da cidade.

Foto: CM Famalicão

Foto: CM Famalicão

Foto: CM Famalicão

Foto: CM Famalicão

Foto: CM Famalicão

Foto: CM Famalicão

Foto: CM Famalicão

Foto: CM Famalicão

Foto: CM Famalicão

Foto: CM Famalicão

Foto: CM Famalicão

Foto: CM Famalicão

Foto: CM Famalicão

Foto: CM Famalicão

Foto: CM Famalicão

O investimento ronda os 100 mil euros, segundo apurou O MINHO junto de fonte do gabinete do presidente da Câmara, que destacou “a importância da atratividade destas instalações para chamar pessoas para junto do comércio local”.

Em declarações ao jornal Opinião Pública, Paulo Cunha, edil, referiu que o investimento abrange todas as freguesias do concelho e pretende “criar uma atmosfera positiva, alegre e repleta de esperança em melhores dias do que os que vivemos atualmente”.

“Tem sido um ano tão difícil e atípico para todos, mas não podemos baixar os braços. Viver o Natal na medida do possível é uma forma de nos mantermos positivos”, disse o autarca social-democrata.

Continuar a ler

Ave

Famalicão ilumina-se hoje para receber o Natal

Investimento de 100 mil euros

em

Foto: Divulgação / CM Famalicão

As luzes de Natal em Famalicão vão ser ligadas esta sexta-feira ao final do dia, anunciou a autarquia. A iluminação irá abranger as principais ruas da cidade, assim como as vilas de Ribeirão, Joane e Riba de Ave, num investimento que ronda os 100 mil euros.

“O Natal é uma oportunidade para celebrarmos a vida, redobrarmos a esperança num futuro melhor e reforçarmos o nosso sentido de responsabilidade e de compromisso connosco e com os outros”, refere, citado em comunicado, Paulo Cunha, presidente da Câmara, lembrando “um ano particularmente difícil” devido à pandemia.

“Este será um Natal muito diferente, mas isso não nos deve fazer esmorecer. Temos que viver a vida possível, desfrutar do que é possível, com responsabilidade e respeito pelos outros”, acrescenta o autarca.

A campanha de Natal promovida pela Câmara e pela Associação Comercial e Industrial de Famalicão não terás as habituais atrações.

Na Praça D. Maria II estará instalada a Cabana Solidária do Pai Natal que, a partir do dia 12 de dezembro, voltará a apelar ao espírito solidário da população.

Para o mês de dezembro está ainda agendado um ciclo de concertos de Natal organizado com o apoio da Comunidade Paroquial de Santo Adrião.

Os concertos vão ter lugar na Igreja Matriz Antiga, com entrada livre, lotação limitada e seguindo as orientações da Direção-Geral de Saúde.

O famoso tenor português Carlos Guilherme, as fadistas Teresa Tapadas e Patrícia Costa, o Grupo Etnográfico Rusga de Joane e os jovens músicos profissionais da ArtEduca são alguns dos protagonistas deste ciclo de concertos que arranca no dia 4 e termina no dia 27 de dezembro.

Continuar a ler

Populares