Brian, criança de Fafe que padece de uma doença rara que o impede de andar e falar, já esta a caminho da Tailândia onde será submetido a um tratamento inovador com células estaminais. Em 2020, a família tinha pedido ajuda para angariar os 40 mil euros necessários, algo que terá conseguido atingir com sucesso ao longo do último ano.
A criança de quatro anos sofre de ataxia cerebelar congénita, que lhe foi diagnosticada aos dois anos. “E ainda está em estudo, porque não sabem o que está a causar a ataxia.
Este domingo, Brian e a mãe foram escoltados pelo grupo motard de Fafe, Asfalto Friends, até ao aeroporto do Porto. O momento foi acompanhado pelo órgão local Fareja TV.
Os médicos dizem que o problema não é muscular, que é o cérebro que não está a enviar informação, mas os exames não revelam nada”, explicou, na altura, a O MINHO, a mãe do menino, Elisabete Serra.
Brian não fala, não anda e usa fralda. Faz terapia em Braga. O tratamento na Tailândia “é uma esperança” para melhorar a qualidade de vida de Brian, sublinha a mãe, explicando que este consiste em “substituir as células que não estão a funcionar”.
Elisabete Serra deu o exemplo de sucesso de outra criança portuguesa que sofre de paralisia e que, através deste tratamento, obteve melhorias significativas.