Seguir o O MINHO

Braga

Menino autista de três anos já tem atestado de incapacidade, mas ainda precisa de ajuda para as terapias

“Não pedimos ajuda por pedir”

em

Foto: DR / Arquivo

Alexandre, um menino autista de três anos que vive em Braga, acaba de obter uma conquista: ao fim de mais de um ano foi visto por uma Junta Médica estatal que lhe conferiu o Atestado Multiusos de Incapacidade, contabilizada em 80 por cento.

A mãe disse ao O MINHO que, com o Atestado será possível conseguir um apoio da Segurança Social, para que possa fazer tratamentos numa clínica especializada, como sucedeu em 2022, com apoio de muitos beneméritos – cidadãos anónimos e empresas -, entre os quais vários leitores de O MINHO.

Este ano, a criança teve de parar os tratamentos porque as verbas angariadas pela família não foram suficientes. Custam 700 euros por mês e o requerimento à Segurança Social pode demorar alguns meses. Por isso, os pais, ela com 24 e ele com 26 anos, com outros três filhos, tentam, de novo, angariar o dinheiro necessário para pagar as terapias.

E repete o apelo: “Não pedimos ajuda por pedir. Fazemo-lo porque o Estado não cumpre a sua obrigação de apoiar as terapias do nosso filho, o Alexandre, de três anos que necessita de fazer tratamento numa clínica especializada, por sofrer de autismo”, repete a mãe, que reside em Braga.

Por isso, quem quiser ajudar a família, que tem poucos meios pois paga uma renda de 550 euros, pode fazê-lo, através de e-mail ([email protected]) ou enviar fundos através da campanha, MBWay (933232350) ou IBAN (PT50 0007 000000 5404 2133 923).

Populares