Menina de Guimarães com covid-19 que esteve às portas da morte já teve alta

Regressa às aulas segunda-feira
Menina de guimarães com covid-19 que esteve às portas da morte já teve alta
BRASILIA, BRAZIL – APRIL 21: A health worker shows a negative result for coronavirus (Covid-19) during fast tests perform to people in cars at the parking lot of the Mane Garrincha Stadium on April, 21, 2020 in Brasilia, Brazil. Brazil has more than 43,000 positive confirmed cases of coronavirus and 2741 deaths. (Photo by Andressa Anholete / Getty Images)

A menina de dez anos, residente em Guimarães, que esteve 48 horas internada unidade de cuidados intensivos do Centro Materno Infantil do Norte (CMIN), no Porto, conseguindo recuperar dos sintomas agravados pela covid-19, já teve alta hospitalar.

Em declarações ao Guimarães Digital, do Grupo Santiago, Ana Marques, mãe da criança, adianta que a filha regressa às aulas na EB 2,3 de Pevidém na próxima segunda-feira.

Como O MINHO noticiou, além de covid, a menina desenvolveu um quadro designado por doença de kawasaki, que provoca manchas no corpo e inflamação dos vasos sanguíneos.

A mãe assegura que estes sintomas raros são derivados da covid-19 e que a filha foi o primeiro caso conhecido em Portugal.

Menina de Guimarães com covid-19 esteve às portas da morte mas foi salva no Porto

O primeiro alerta para crianças infetadas com covid-19 que desenvolveram sintomas semelhantes à doença de Kawasaki foi dado no Reino Unido, em maio, pela Associação de Pediatras de Cuidados Intensivos do Reino Unido.

Acabou por ser secundado pela Associação Espanhola de Pediatria e pela Sociedade Italiana de Pediatras, depois de um “aumento aparente” de casos em apenas três semanas, junto de crianças que iam sofrendo um estado “inflamatório multissistémico que requer cuidados intensivos”.

Os sintomas da doença de kawasaki incluem febre ao longo de cinco dias, erupções cutâneas e gânglios linfáticos aumentados no pescoço.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Proteção civil avisa por sms: "use máscara, lave mãos, cumpra distância, instale app"

Proteção Civil avisa por SMS: "Use máscara, lave mãos, cumpra distância, instale app"

Próximo Artigo
Ars norte envia mensagem com número de apoio psicológico

ARS Norte envia mensagem com número de apoio psicológico

Artigos Relacionados