Seguir o O MINHO

Conteúdo Patrocinado

Melhores cidades em Portugal para adicionar ao itinerário de viagem

Turismo

em

Guimarães. Foto: Rui Dias / O MINHO

A localização de Portugal entre o Mediterrâneo e o norte da Europa influenciou fortemente a sua cultura diversificada e colorida. Outrora dominado por um rico império marítimo, o país mantém o seu amor pelo oceano nas suas cidades e aldeias costeiras. Arquitetura histórica e toque vibrante tornam o país perfeito para viajantes que procuram uma escapadela completa.

Embora as áreas menos povoadas tenham muitos locais que valha a pena explorar, as cidades permitem que as pessoas absorvam a cultura rodeada pelos amigáveis residentes que a tornam um lugar tão bom. Transbordando de gastronomia que vale a pena celebrar, paisagens deslumbrantes e magníficas praias, estas cidades em Portugal são a resposta para todas as suas orações relacionadas com viajar.

GUIMARÃES

É difícil saber por onde começar em Guimarães, pois parece que cada canto está cheio de algo espetacular que vale a pena ver. A cidade foi a primeira capital de Portugal, motivo de orgulho para os locais. O centro da cidade é um local designado como património mundial da UNESCO reconhecido pela impressionante preservação de edifícios que remontam à época medieval.

SESIMBRA

Hoje é uma cidade de praia muito popular no centro de Portugal, no entanto, nos tempos em que Sesimbra era uma aldeia de encosta, O primeiro povoado foi fundado na colina dominada pelo castelo mouro, que hoje representa o melhor ponto panorâmico da cidade. Sesimbra não é a típica cidade de praia portuguesa; é principalmente um destino doméstico popular. É o local perfeito para quem procura uma atmosfera autêntica longe da dinâmica do turismo de massas. Atrás de Sesimbra há o Parque Nacional da Arrábida com suas belas colinas cobertas com uma vegetação mediterrânica, falésias e praias intocadas. Alugar um barco em Sesimbra é uma ótima maneira de explorar a região.

TAVIRA

Muitas cidades algarvias têm suportado enormes quantidades de turismo, no entanto, a sublime cidade de Tavira continua a ter o seu charme percetível, tendo permanecido intocado por influências de viagens modernas que a vê manter a sua florescente personalidade portuguesa. Situado na zona calma leste do Algarve, Tavira costumava ser uma importante cidade comercial e porto no século XIV, e os seus vestígios históricos e ecos de histórias passadas são vistos ao longo das suas ruas de paralelepípedos, pequenas praças e defesas da cidade que se misturam com vilas de azulejos embelezados. A região tem excelentes prais e ainda algumas ilhas ideias para visitar de barco alugado ou num dos tours locais.

SINTRA

Para quem gostaria de desfrutar de Portugal num ambiente mais pequeno, Sintra é o local para o fazer. Os visitantes serão incapazes de conter os seus sorrisos rodeados de castelos que parecem pertencer a um conto de fadas. O colorido Palácio da Pena, construído no século XIX, combina vários tipos de arquitetura e está cercado por um vibrante parque natural. Em certos dias, as nuvens descem, e o palácio senta-se em cima delas, uma vista que as pessoas vão se perguntar se estão presas em algum tipo de sonho.

Palácio da Pena, em Sintra. Foto: Divulgação

LAGOS

Lagos está aninhada no bonito oeste do Algarve, que oferece uma deslumbrante costa de impressionantes falésias de arenito, extensas areias douradas, praias de enseadas isoladas e uma multitude de áreas verdes. A cidade em si é movimentada e divertida, apresentando uma grande variedade de bares, restaurantes e fascinantes atrações turísticas, e é também uma base ideal para explorar a região oeste do Algarve com fantásticas viagens a Portimão, Silves e Sagres.

NAZARÉ

Nazaré é o lugar para ir, para aqueles que se encontram atraídos para o oceano. Suas praias imaculadas tornaram-no um destino popular. As ondas são conhecidas por ficarem muito grandes em alguns lugares, por isso os surfistas são ávidos frequentadores, proporcionando entretenimento gratuito. Embora seja famosa pelas suas praias, há muito para ver na Nazaré além do oceano.

Populares