Depois das bolas de Berlim de Viana do Castelo é a vez do vinho do Vale do Lima. O conhecido guia gastronómico de viagens Taste Atlas elaborou no final do mês de março uma lista com os 100 melhores pratos de marisco e peixe no mundo para 2023, onde o líder da tabela é português.
- Anúncio -
Segundo a plataforma de influência turística e gastronómica, Ameijoas à Bulhão Pato é a melhor receita do mundo no que a comida do mar diz respeito, isto depois de, em 2021, já ter colocado o mesmo prato no terceiro lugar do ranking dos pratos tradicionais em todo o mundo, algo que demonstra o amor genuíno que este guia tem à receita tradicional da região de Almada.
Mas há um pormenor que não pode ser colocado de lado para que o prato seja mesmo o melhor – a bebida a acompanhar. E essa vem do Minho, do vinho branco Loureiro, uma casta de uvas originária do vale do Lima, com forte tradição em Ponte de Lima, Ponte da Barca, Arcos de Valdevez e Viana do Castelo, mas que atualmente se planta um pouco por toda a região do vinho verde.
Para o guia, é esse o vinho ideal para degustar com as amêijoas, não apontando qualquer marca em concreto.
No que diz respeito à restante lista do Atlas Taste, dominada sobretudo por pratos japoneses e espanhóis, entre os 50 melhores pratos de marisco ou peixe no mundo, e a representar Portugal, estão ainda o Bacalhau à Natas (35.º) e o Arroz de Marisco (50.º), numa tabela onde as Gambas al Ajillo (Espanha) e o Ceviche Mixto (Perú) dominam o restante top-3.