O Entrudo está de regresso a Melgaço e, este ano, acontecerá à noite, no dia 01 de março (sábado). De acordo com a autarquia, a festa prolonga-se até de madrugada, numa colaboração com bares locais.
Pela primeira vez, o Cortejo do Entrudo acontece à noite, arrancando pelas 21:30 no Largo Hermenegildo Solheiro, onde os participantes darão vida à festa com trajes criativos e carros alegóricos inspirados na tradição e identidade local.
O desfile culminará com a emblemática Queima do Santo Entroido, o boneco vestido de roupas velhas, um ritual ancestral que representa a expulsão de todos os males e a purificação das mentes, e, segundo os populares, também o desejo de que o inverno acabe e que a primavera comece.
Mantendo viva a tradição, os Farrangalheiros serão novamente protagonistas deste evento. Estas figuras típicas do “Entroido” da vila melgacense de Castro Laboreiro, que outrora animavam com os seus trajes coloridos e exuberantes, são um símbolo da identidade local.
“As mulheres vestem o tradicional saiote castrejo vermelho, decorado com bordados garridos, blusas de cores vibrantes e lenço amarelo. No topo da indumentária, o icónico garruço – um chapéu de cartão decorado com fitas e enfeites coloridos, com uma renda que encobre o rosto, que confere um mistério especial à personagem”, explica a Câmara.
Em comunicado, a autarquia destaca que uma outra novidade deste ano é a inclusão da comunidade imigrante residente em Melgaço no cortejo, podendo “trazer as suas próprias tradições e manifestações culturais para enriquecer o desfile, num esforço de valorização da diversidade e integração social”.
A participação no cortejo carece de inscrição prévia obrigatória até 24 de fevereiro de 2024 e poderá ser feita em três categorias: “individual”, “grupo com carro alegórico” e “grupo sem carro alegórico”.
A inscrição pode ser realizada através do preenchimento da ficha de inscrição disponível no link abaixo e ser enviada para o e-mail pmeleiro@cm-melgaço.pt (Patrícia Meleiro) ou entregue na receção da Casa da Cultura de Melgaço.
A organização sugere algumas temáticas para as indumentárias e acessórios: acontecimentos e povos históricos, lendas e tradições; agricultura, pastorícia, caça & pesca, brandas & inverneiras; emigração, contrabando, e outras relações transfronteiriças; e atividades socioeconómicas atuais de relevância para o concelho de Melgaço e concelhos circunvizinhos e tradições e costumes da comunidade imigrante a residir em Melgaço.
A todos os inscritos na categoria individual será entregue um voucher no valor de 7,5€ e a cada grupo um voucher no valor de 75,00€ para consumo na Festa de Carnaval.
Após o cortejo, a animação prolonga-se com a Festa de Carnaval, que terá lugar numa tenda própria, instalada no Largo Hermenegildo Solheiro. Organizada em colaboração com os bares locais After Work, Bar da Alameda, Block Club, Cova do Leão, LC Café e Rio’s Bar, esta festa contará com as atuações dos DJs Martim Azevedo e Di Oliver.
Programa
Largo Hermenegildo Solheiro
21h00 – Animação de rua | Psychodelia (Grupo Troula)
21h30 – Cortejo do Entrudo e Queima do Santo Entroido
23h30 – Festa de Carnaval | DJs Martim Azevedo e Di Oliver e bares locais After Work, Bar da Alameda, Block Club, Cova do Leão, LC Café e Rio’s Bar