De 02 a 04 de junho, o destino de natureza mais radical de Portugal, Melgaço, convida à descoberta do concelho durante o “Pegada Zero – Melgaço Minho Tourism Design Experience”, anunciou hoje o município.
Serão “três dias recheados de atividades e experiências inovadoras com base nos recursos endógenos, autênticos e sustentáveis da região, envolvendo vários agentes da região”. Nesta edição, Melgaço convida ainda à estreia do documentário “Melgaço, Biodiversidade e Valores Naturais”.
O evento “Pegada Zero – Minho Tourism Design Experience” pretende “destacar as potencialidades do concelho na vertente de turismo de natureza, envolvendo os agentes que atuam na região: empresas de animação, restauração, alojamento, comunidade local, entre outras; mas também pretende que se desenvolvam ações de sensibilização sobre a conservação da natureza, junto das comunidades intervenientes, assim como criar ou reforçar a relação das mesmas com o setor do turismo”.
A edição deste ano fica também marcada pela estreia do documentário “Melgaço, Biodiversidade e Valores Naturais”, do realizador Miguel Arieira (Associação Ao Norte), realizado no âmbito do Plano Educacional para a Reserva da Biosfera.
O trabalho promove o património natural do concelho de Melgaço: as espécies mais emblemáticas de fauna e flora, a diversidade de habitat e as paisagens.
Destaque para uma componente educacional, numa perspetiva de sensibilização para as questões relacionadas com a conservação destes valores naturais.
A estreia do documentário está marcada para o dia 04 de junho, pelas 15:30, na Casa da Cultura de Melgaço e contará com a presença do biólogo Duarte Silva (Foradata – acompanhamento científico).