Melgaço: Não usa herbicidas e investe em vinhas velhas. Agora está no ‘top’ mundial dos vinhos ‘premium’

Foto: DR / Arquivo

O produtor e enólogo Márcio Lopes, que produz em Melgaço, entrou para o ‘top’ 100 dos Luxury Lifestyle Awards 2023, na categoria de Marcas Premium de Vinho e Espirituosas no Mundo.

Ficou na 58.ª posição, numa lista que conta apenas com outra marca portuguesa – Douro Boys (34.º).

Como O MINHO noticiou, Márcio Lopes conseguiu, em 2022, produzir o vinho tinto “mais caro de sempre”, que esgotou em 24 horas.

O prestigiado ‘ranking’ é selecionado pelas escolhas de ‘sommeliers’ de todo o mundo.

O “TOP 100 dos Luxury Lifestyle Awards” 2023 lista vinhos e bebidas espirituosas ‘premium‘, celebrando “os níveis superiores de qualidade e excelência demonstrados pelo empenho em entregar resultados excecionais”, pode-se ler na comunicação da organização.

“Este é um prémio que traz mais responsabilidade para o projeto”, reconhece Márcio Lopes, proprietário da Márcio Lopes Winemaker, acrescentando que demonstra o caminho seguido pela empresa, superando dificuldades, com foco na qualidade, somando sucessos e assegurando consistência no projeto.

“Promovemos a sustentabilidade”

E recorda: “Promovemos a sustentabilidade, não usamos herbicidas, recorremos a castas autóctones de cada região, procuramos castas em desuso para lhes darmos uma nova vida e investimos em vinhas velhas, para garantir vinhos com carácter, distintos. No final, o vinho tem de expressar a terra e as gentes, um património singular e único”.

Em Melgaço, tem a Adega Pequenos Rebentos, colaborando ainda com vários viticultores locais.

No portfólio da Márcio Lopes Winemaker constam vinhos como Pequenos Rebentos à Moda Antiga, Pequenos Rebentos Selvagem, Permitido Branco de Centenária, e os tintos Pequenos Rebentos Touché (premiado recentemente com o Prémio Prestígio pela revista Paixão pelo Vinho), Proibido à Capela ou Proibido Vinha Velha do Pombal, entre outros.

 A Márcio Lopes Winemaker foi considerada pelo 2.º ano consecutivo “TOP 5% Melhores PME Portugal”, pela Scoring 2023, sendo destacada num grupo restrito de PME’s, pelo “desempenho e solidez financeira, maximizando resultados a partir das vendas e recursos disponíveis”.

Em 2022, Márcio Lopes recebeu o prémio Tradição e Identidade, atribuído pela revista Paixão pelo Vinho, e em 2019 o de Enólogo Revelação, pela Revista do Vinho.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x