O Dona Paterna 2019 Espumante Bruto 100% Alvarinho foi galardoado com medalha de ouro no 6.º concurso internacional de espumantes Brut Experience, foi hoje divulgado pela marca.
Para a vinificação deste espumante, as uvas utilizadas são “criteriosamente selecionadas nas vinhas, com uma concentração em açúcar reduzida e de acidez fresca”.
“De cor amarelo citrino, bolha fina e persistente, o aroma mostra a fruta da casta Alvarinho com sabor persistente e complexo. Ideal como aperitivo, pelas suas características, serve para acompanhar uma grande diversidade de pratos. Deve ser bebido entre 6-8ºC”, refere a marca de Melgaço, em comunicado.
A competição contou com a participação de 100 espumantes produzidos na Alemanha, Espanha, França, Itália e Portugal, avaliados, em prova cega, por um júri composto por docentes universitários, jornalistas e críticos da especialidade, escanções, enólogos e proprietários de lojas de vinho.
Numa competição que segue os regulamentos internacionais do setor, pois são apenas atribuídas medalhas até 30% dos vinhos em competição, foram distinguidos 27 espumantes.
“Ver um dos nossos produtos ser distinguido com medalha de ouro é uma enorme satisfação, ainda mais quando se trata de uma prova cega onde constam produtos de excelente qualidade. Já o disse e volto a reforçar que estas distinções são o resultado de todo o trabalho que a nossa equipa tem feito: oferecer vinhos com qualidade, que correspondam, ou superem, as expectativas do consumidor”, refere o produtor da Dona Paterna, Carlos Codesso.
A Dona Paterna é uma marca oriunda de Melgaço fundada em 1990, com produção na Quinta da Carvalheira, na freguesia de Paderne.
Para a organização do Brut Experience, este concurso pretende “distinguir e dar a conhecer, aos consumidores, os melhores espumantes nacionais e internacionais, estimular a produção de espumantes de qualidade e contribuir para a expansão da cultura do espumante”.
“É uma experiência feita de vários momentos, um conceito que integra um Evento de Espumante com um Concurso Internacional de Espumantes”, nota.
O concurso é organizado pela Enóphilo, marca com histórico na organização de eventos vínicos de nicho, como o Enóphilo Wine Fest, em Lisboa, Porto e Coimbra. Os criadores e responsáveis pela sua organização são José Miguel Dentinho, engenheiro de formação, jornalista de profissão e provador em vários concursos nacionais e internacionais, e Luís Gradíssimo, engenheiro de formação, enófilo e empreendedor, formador e organizador de eventos vínicos.