Seguir o O MINHO

Alto Minho

“Melgaço em Festa” de 02 a 16 de agosto

Com várias atividades

em

Foto: DR / Arquivo

A Câmara de Melgaço vai apresentar na sexta-feira, no Bar das Termas do concelho, o programa “Melgaço em Festa”, que inclui várias atividades culturais, informou hoje aquela autarquia.


A apresentação do evento contará com exposição de produtos locais, “uma pequena mostra” do programa que o município preparou para a edição deste ano.

O concelho estará em festa entre os dias 02 e 16 de agosto, com um programa que pretende promover Melgaço “como o destino de natureza mais radical de Portugal”.

O Festival Internacional de Folclore ‘O Mundo a Dançar’, o Dia do Brandeiro, o Mercado Medieval, o espetáculo com António Zambujo, a Festa C(r)asteja, a Gala de Patinagem e a Festa do Emigrante, são as propostas para esta edição.

Anúncio

Alto Minho

De Lavradas a Lindoso: Jovens descobrem Ponte da Barca em tempos de pandemia

Barca Jovem

em

Paddle em Ponte da Barca. Foto: Paulo Azevedo

De Lavradas até Lindoso, o concelho de Ponte da Barca recebe aos longo de 30 dias várias iniciativas de desporto vocacionadas para os jovens, nesta que é a sexta edição do programa ‘Barca Jovem’.

A apresentação foi levada a cargo por Augusto Marinho, presidente da autarquia, no passado dia 12, mas só este sábado é que arrancaram as iniciativas no terreno, com uma gincana de bicicletas para crianças com menos de 12 anos na Praça da República.

Em tempos de pandemia, que forçam à contenção de participantes nos eventos, foi inaugurada uma exposição de rua no Jardim dos Poetas e, durante esta tarde, foi possível fazer ‘stand up paddle’ na Albufeira do rio Lima, na freguesia de Entre-Ambos-os-Rios.

Foto: Barca Jovem

Foto: Barca Jovem

Basquetebol, trilhos e canoas são outras das iniciativas que visam descentralizar este certame que se realizava mais na zona central de Ponte da Barca, como explica a O MINHO o vereador com o pelouro da Juventude.

“Temos tentado descentralizar e levar o Barca Jovem de uma ponta à outra do concelho, desde Lavradas até Lindoso, com várias iniciativas que conjugam concertos de rua, desporto e atividades de aventura em natureza”, clarifica José Alfredo Oliveira.

Paddle em Ponte da Barca. Foto: Paulo Azevedo

Explica o responsável que existem muitos jovens no concelho que não conhecem alguns dos “magníficos” pontos naturais de Ponte da Barca e que esta é uma boa forma de lhes mostrar a riqueza de atividades de natureza e aventura que podem usufruir sem sair da região.

Trilho da Nóbrega / Arquivo

Castelo de Lindoso

“Ponte da Barca tem vários locais, de uma ponta a outra, que podem e devem ser desfrutados não só por jovens mas por todos que amem desporto e natureza”, acrescentou.

Grande destaque para a próxima terça-feira, quando dez participantes vão poder fazer uma tour de canoa pelo rio Lima, com partida da albufeira local em Entre Ambos-os-Rios, que fica a meio caminho de Lindoso e do Parque Nacional Peneda-Gerês.

Continuar a ler

Viana do Castelo

Duas crianças e dois adultos feridos após choque em cadeia em Viana

EN 13

em

Foto: Miguel Esteves no grupo de Facebook "Operação Stop-Viana do Castelo"

Duas crianças e dois adultos sofreram ferimentos após um choque em cadeia na Estrada Nacional 13, em Areosa, Viana do Castelo, a meio da tarde deste sábado, disse a O MINHO fonte dos bombeiros.

Pelo que foi possível apurar, três viaturas, entre as quais uma carrinha de recolha de resíduos dos serviços municipalizados da Câmara de Viana terão colidido na mesma direção, por motivos ainda por apurar.

Da colisão resultaram ferimentos no condutor da carrinha dos serviços e de uma mulher e duas crianças, um rapaz e uma rapariga. Só os elementos da terceira viatura não sofreram ferimentos, apesar do choque.

Para o local foram acionados os Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo, com nove elementos e três viaturas, os Bombeiros Sapadores, com seis elementos e duas viaturas e a equipa médica da VMER de Viana.

O trânsito esteve condicionado durante cerca de uma hora para que se prestasse primeira assistência às vítimas.

A PSP de Viana do Castelo registou a ocorrência.

O alerta foi dado às 15:46.

Continuar a ler

Viana do Castelo

Barco avaria na costa de Viana e é resgatado pela Estação Salva-vidas

Resgate

em

Foto: Divulgação / AMN

Uma embarcação de recreio com dois tripulantes foi resgatada do alto mar pela Estação Salva-vidas de Viana do Castelo, ao final da manhã de sexta-feira.

O barco encontrava-se a cerca de seis quilómetros a oeste da costa vianense quando foi detetada pelos socorristas depois de um pedido de emergência efetuado via radio VHF.

Foto: Divulgação / AMN

Quando chegaram ao local, os elementos da estação verificaram que o barco tinha uma avaria no sistema propulsor, sendo necessário rebocar o mesmo até à marina de recreio de Viana do Castelo.

Foto: Divulgação / AMN

Nenhum dos tripulantes necessitou de receber assistência médica.

Continuar a ler

Populares