Os Bombeiros Voluntários de Terras de Bouro e a Delegação de Rio Caldo da Cruz Vermelha Portuguesa já têm esta semana, cada uma, um Posto de Emergência Médica (PEM) do INEM, para reforçar o socorro naquela região.
O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), apesar dos momentos conturbados ao nível diretivo, colocou esta semana uma ambulância com as respetivas equipas, tripuladas por cada uma das duas corporações geresianas, a reforçar Terras de Bouro.
Entretanto, outra uma mais-valia permanentemente no terreno é o facto de os Bombeiros Voluntários de Terras de Bouro (comandados por José Amaro) e a Delegação de Rio Caldo da Cruz Vermelha Portuguesa (coordenada por Jacob Alves) terem ambas Equipas de Busca e Resgate em Montanha, cujo trabalho tem sido decisivo no quotidiano desta fase alta de turismo.
Como O MINHO tem noticiado, é também na região da Serra do Gerês que a afluência de turistas é muita, especialmente nos fins de semana, no mês de agosto, com situações não só de acidentes, como de doenças súbitas, daí a importância deste reforço.
Bombeiros de Salto também com equipa
Entretanto, os Bombeiros de Salto dispõem de uma Equipa de Busca e Resgate em Montanha, altamente qualificada, que tem vindo nos locais mais inóspitos da Serra do Gerês, em pleno Barroso, estado muito ativa, inclusivamente salvando vidas humanas.
Os Bombeiros de Salto, comandados por Hernâni Carvalho, que é um dos mais jovens líderes operacionais das corporações de socorro e salvamento, cedo se apercebeu da necessidade de apostar, não só, mas também, no socorro em área de montanha.
A formação específica da Equipa de Busca e Resgate em Montanha dos Bombeiros de Salto, a par do facto de serem sempre os bombeiros locais quem melhor conhece a orografia daquelas zonas de montanha, tem sido decisiva para o eficiente trabalho.
Em Arcos de Valdevez, como em outras corporações de bombeiros, as de Ponte da Barca e de Melgaço, têm também apostado nas vertentes de socorro e de salvamento em montanha, com operacionais vocacionados para atuarem nas serranias, que as conhecem como mais ninguém.