Seguir o O MINHO

Alto Minho

Meia tonelada de carne para 500 homens cumprirem tradição pascal em Viana

em

Cerca de meia tonelada de carne vai ser servida, no sábado, a cerca de 500 homens em Santa Marta de Portuzelo, Viana do Castelo, no tradicional “Bife da Páscoa”, cumprindo uma tradição com 26 anos.

Depois dos sacrifícios de abstinência da Quaresma, os participantes, todos homens, terão “cerca de um quilo de carne do vazio” para degustar, o que vai implicar o abate de até 40 animais.

Um dos elementos da organização, Eugénio Cerqueira, adiantou que o ritual continua fechado às mulheres, cuja presença não é permitida “a não ser para cozinhar e servir à mesa”.

A única exceção, explicou Eugénio Cerqueira, “são as mulheres que integram os grupos que garantem a animação” da iniciativa, este ano a cargo de Augusto Canário e Amigos, e da banda de música Flor da Mocidade Junqueirense.

O repasto assume ainda uma vertente solidária, sendo que este ano, a organização vai entregar “parte” das verbas angariadas com a venda dos bilhetes à Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadãos com Deficiência Mental (APPACDM) de Viana do Castelo.

“Conseguimos arranjar empresas que nos ajudam a suportar as despesas com a logística o que nos vai permitir ser solidários com a APPACDM que também está a atravessar um momento difícil”, sublinhou.

No almoço não falta a doçaria típica da época pascal e o vinho da região.

A tradição dos “Amigos do Bife” começou há 26 anos, em Cardielos, com um grupo de sete companheiros, mas, com o aumento do número de participantes, é agora realizada na freguesia de Santa Marta de Portuzelo, num local com mais espaço.

logo Facebook Fique a par das Notícias de Viana do Castelo. Siga O MINHO no Facebook. Clique aqui

Populares