Perto de 80 profissionais das áreas da saúde e socorro participam num mega simulacro que terá lugar hoje, a partir das 18:00, na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC).
Em comunicado, a instituição refere que esta iniciativa insere-se no âmbito do curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na Área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, e contará com a participação de docentes, estudantes, Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo e profissionais do INEM.
Mara Rocha, docente coordenadora do curso de mestrado, destaca a relevância desta formação, sublinhando que “a ocorrência de catástrofes, revestidas de grande imprevisibilidade, é cada vez mais uma realidade nos tempos que vivemos”.
O atendimento em situações de emergência e catástrofe requer competências altamente especializadas por parte dos enfermeiros, nomeadamente a capacidade de rápida tomada de decisão, liderança, coordenação e trabalho em equipa.
“Os simulacros de emergência, reconhecidos pela literatura científica como metodologias de ensino eficazes na área da saúde, possibilitam a prática em contextos controlados e realistas, promovendo o desenvolvimento de capacidades técnicas e comportamentais dos participantes”, salienta o comunicado.
Com esta iniciativa, o Politécnico de Viana “reforça o seu compromisso na formação de profissionais altamente capacitados para responder a desafios de grande complexidade, contribuindo para a segurança e bem-estar da sociedade”.