Seguir o O MINHO

Futebol

Médio do Moreirense recuperado da covid-19

Filipe Soares apto para jogo com Paços de Ferreira

em

Foto: DR / Arquivo

O futebolista Filipe Soares recuperou da infeção pelo novo coronavírus, que causa a covid-19, reintegrou os treinos do Moreirense e pode defrontar hoje o Paços de Ferreira, confirmou à Lusa fonte do clube da I Liga.

O médio internacional sub-21 português fez um teste com resultado positivo em 20 de novembro, dois dias antes do triunfo no terreno do Merelinense (1-0 após prolongamento), da terceira eliminatória da Taça de Portugal, e esteve isolado 10 dias.

Filipe Soares, de 21 anos, falhou ainda a derrota na visita ao Sporting (2-1), relativa à oitava jornada do campeonato, que serviu de estreia de César Peixoto, outro elemento recuperado da infeção pelo novo coronavírus, no comando técnico do Moreirense.

Até ser revelado o resultado do teste, Filipe Soares era um dos dois atletas, a par de Afonso Figueiredo, que tinham escapado ao surto de covid-19, que assolou os minhotos no início de novembro, originou 30 casos de infeção e paralisou a atividade do clube.

Esse cenário conduziu ao adiamento para hoje da receção ao Paços de Ferreira, numa partida em atraso da sétima jornada da I Liga, com início marcado para as 21:45, no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, em Moreira de Cónegos.

O jogo arbitrado por Hélder Malheiro, da associação de Lisboa, definirá a última vaga dos quartos de final da Taça da Liga, cujo formato transitório esta época ficou reservado aos seis primeiros colocados da I Liga e aos dois primeiros da II Liga no final de novembro.

A conjugação de resultados da oitava jornada do campeonato deixou os ‘castores’, na sexta posição, com 11 pontos, a apenas um empate da presença na fase final da prova mais jovem do futebol profissional, reformulada devido à pandemia de covid-19.

Com um saldo negativo de dois golos (6-8) contra um positivo (9-8) do Paços de Ferreira, o Moreirense, na 12.ª posição, com oito pontos, tem de vencer por uma margem de dois golos para entrar na ronda inicial da Taça da Liga, a disputar entre 15 e 17 de dezembro.

O avançado André Luís apresentou queixas físicas durante o encontro com o Sporting e está em dúvida, enquanto os defesas Abdu Conté e Pedro Amador, o médio Sori Mané e os dianteiros Lucas Rodrigues, Yan e Pedro Nuno continuam lesionados.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 1,4 milhões de mortos no mundo desde dezembro do ano passado, incluindo 4.505 em Portugal.

Anúncio

Futebol

Gil Vicente perde ao ‘cair do pano’

I Liga

Foto: DR

O Gil Vicente perdeu hoje em casa frente ao Marítimo por 0-1, em jogo a contar para a 14.ª jornada da Liga portuguesa de futebol.

Os gilistas sofreram o golo da derrota nos instantes finais quando, aos 87 minutos, Lucas marcou para os insulares.

(em atualização)

Continuar a ler

Futebol

“Queríamos regressar rapidamente às vitórias”

João Pedro Sousa

Imagem: FC Famalicão / Facebook

Declarações dos treinadores após a vitória do Famalicão diante do Santa Clara, por 2-1, em jogo da 14.ª jornada da I Liga de futebol, realizado nos Açores.

João Pedro Sousa – treinador do FC Famalicão: “O jogo foi muito equilibrado, com poucas oportunidades de golo. Foi um jogo importante para nós, queríamos regressar rapidamente às vitórias, vínhamos de um ciclo muito negativo e, portanto, este jogo era muito importante.

Foi um jogo difícil, o jogo não foi muito bem jogado, devido também às condições do campo, o que foi pena, porque são duas equipas que gostam de praticar bom futebol e gostam de fazer bons espetáculos.

De facto, o jogo foi muito equilibrado, com poucas oportunidades de golo, quer para uma equipa quer para outra. Não posso deixar também de realçar a competência dos nossos golos, um de penálti e outro de livre direto.

O Santa Clara obrigou ao erro, pressionou a nossa saída na fase de construção e acabou por fazer um golo. Contudo, fizemos dois, não posso deixar de achar que foi um resultado justo”..

Continuar a ler

Futebol

Famalicão vence nos Açores e sobe ao 11.º lugar da Liga

I Liga

Imagem: Sport TV

O Famalicão venceu hoje em casa do Santa Clara por 2-1, em jogo da 14.ª jornada da I Liga de futebol resultado que lhe permite subir ao 11.º lugar e fugir dos lugares de despromoção.

Os famalicenses, que se encontravas num dos lugares de descida no arranque da jornada e que não venciam há seis jogos para a Liga, adiantaram-se por intermédio de Jhonata Robert, aos 52 minutos, na conversão de uma grande penalidade, os açorianos responderam e igualaram através de um autogolo de Diogo Queirós, aos 70, mas os visitantes voltaram à vantagem aos 83, por intermédio de Lukovic.

Com este triunfo, o Famalicão saiu da zona de despromoção e saltou para o 11.º lugar, com 14 pontos, enquanto o Santa Clara ocupa o oitavo, com 15.

Continuar a ler

Populares