Médicos da Unidade Local de Saúde Barcelos/Esposende estão contra saída da administração

Tiago Rodrigues é presidente desde janeiro de 2024
Médicos da unidade local de saúde barcelos/esposende estão contra saída da administração
Foto: ULSBE / Arquivo

Quarenta e cinco médicos da Unidade Local de Saúde de Barcelos e Esposende manifestaram-se preocupados com a eventual substituição do conselho de administração daquele organismo, numa carta em que sublinham também o seu “firme apoio” à continuidade dos atuais responsáveis.

Gonçalo Fernandes, um dos signatários, disse hoje à Lusa que a carta foi enviada ao Presidente da República, ao primeiro-ministro e ainda ao Ministério da Saúde.

“Não é uma posição contra ninguém, mas sim uma posição a favor da continuidade do atual conselho de administração, que tem desenvolvido um trabalho muito meritório e tem resultados muito positivos para apresentar”, referiu.

Os signatários sublinham a importância da “estabilidade institucional para manter e ampliar a qualidade dos cuidados de saúde prestados à população”.

“A gestão de uma ULS comporta assuntos muito complexos e é estabilidade para que tudo corra pelo melhor”, acrescentou Gonçalo Fernandes, que é diretor do bloco operatório do Hospital de Barcelos.

Para os médicos que subscreveram a carta, os critérios para a escolha dos administradores têm de ter por base a competência e o mérito e não a cor política.

“Isto de ‘muda o Governo, muda tudo’ não é nada bom, sobretudo quando, como é o caso, os resultados positivos estão à vista de todos”, disse ainda Gonçalo Fernandes.

Os signatários mostram-se surpreendidos com notícias que apontam para a “possível substituição” do atual conselho de administração e manifestam a sua preocupação.

“Esta mudança, num momento de evolução positiva e consistente, pode comprometer a continuidade de projetos cruciais e a estabilidade necessária para o desenvolvimento sustentado da ULSBE. Fazemos um balanço extremamente positivo do ano 2024 e do caminho trilhado até agora”, referem, na carta.

Dizem que a ULSBE “iniciou uma trajetória de crescimento e melhoria contínua, prometendo uma resposta cada vez mais robusta às necessidades” da comunidade.

Simultaneamente, implementou projetos inovadores e melhorias significativas, resultando num crescimento expressivo da ULSBE.

Entre as iniciativas mais impactantes, destacam, desde logo, o reforço de recursos humanos, “revertendo uma tendência negativa de anos” através de uma estratégia contínua de atração de jovens profissionais que veem na ULSBE uma instituição sólida e com futuro”.

Destacam ainda o desenvolvimento infraestrutural, como o “avanço significativo” no desenvolvimento do projeto do novo hospital de Barcelos, as melhorias nas instalações existentes, incluindo uma nova sala de radiologia, e os investimentos em equipamentos críticos, permitindo acompanhar o desenvolvimento tecnológico dos cuidados de saúde.

Apontam igualmente a inovação em cuidados de saúde, com a implementação de projetos de telemonitorização e digitalização “inovadores no panorama do Serviço Nacional de Saúde”, e criação de equipas multidisciplinares em áreas críticas como cuidados paliativos e doentes crónicos.

Por último, sublinham o aumento da capacidade assistencial, com um incremento de 30% na capacidade cirúrgica e com a redução das listas de espera.

“Neste sentido, expressamos o nosso firme apoio à continuidade do atual conselho de administração. Reconhecemos o trabalho meritório desenvolvido e sublinhamos a importância da estabilidade institucional para manter e ampliar a qualidade dos cuidados de saúde prestados à nossa população”, remata a carta.

A Lusa contactou insistentemente o Ministério da Saúde, mas não obteve qualquer resposta sobre a continuidade ou não do atual conselho de administração.

A ULS de Barcelos e Esposende é presidida desde janeiro de 2024 por Tiago Rodrigues.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Buscas por desaparecido no mar da póvoa de varzim terminaram ao final da tarde

Buscas por desaparecido no mar da Póvoa de Varzim terminaram ao final da tarde

Próximo Artigo
Já neva no minho

Já neva no Minho

Artigos Relacionados