Médico de Guimarães em destaque num dos mais importantes jornais de traumatologia

Medicina desportiva
Médico de guimarães em destaque num dos mais importantes jornais de traumatologia

Hélder Pereira, médico ortopedista e investigador natural de Caldas das Taipas, concelho de Guimarães, acaba de ver dois artigos publicados num dos mais importantes jornais do mundo de Traumatologia Desportiva.

Trata-se do Journal of Foot and Ankle Surgery do Colégio Americano, e os artigos são: ” Endoscopic FHL transfer to augment Achilles disorders” e “Endoscopic Flexor Hallucis Longus Transfer for the Management of Acute Achilles Tendon Ruptures: A Prospective Case Series Report With a Minimum of 18 Months’ Follow-Up”.

“Esta técnica faz parte do desenvolvimento de uma abordagem global aos problemas crónicos e agudos do tendão de Aquiles, incluindo tratamento de roturas”, explica o ortopedista, em comunicado.

“Os problemas do Tendão de Aquiles (tendão mais forte do corpo), pelas suas implicações funcionais e potencial de tempo prolongado de recuperação causam sempre grandes implicações quer em atletas de todos os níveis quer na população geral pelo inerente absentismo do trabalho”, refere a nota de imprensa.

“Colocam por vezes em risco a carreira desportiva. Alguns atletas de renome internacional como Fernando Gago (Boca Juniores, Real Madrid), André André (futebolista internacional português) ou o atleta olímpico Ricardo Ribas já beneficiaram com esta abordagem alcançando a retoma desportiva”, explica o comunicado.

Este trabalho, que reuniu alguns dos maiores especialistas internacionais, “reforça a posição de Portugal na Medicina Desportiva internacional”.

“Os problemas do tendão de Aquiles, da tendinopatia à rotura requerem uma abordagem integrada e global. É sempre um trabalho de equipa e realço aqui a parceria com o Dr. Jorge Batista (ortopedista responsável do Boca Juniores) neste projeto e os trabalhos de investigação em curso do português Dr. Pedro Dinis que penso que vão trazer novas opções para futuro”, refere Hélder Pereira.

“Melhorar os resultados dos pacientes e acelerar a retoma desportiva e da atividade são o objetivo de toda a equipa”, conclui o médico.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Pelo menos 16 infetados em surto num lar de arcos de valdevez

Pelo menos 16 infetados em surto num lar de Arcos de Valdevez

Próximo Artigo
Pedro proença destaca talento dos treinadores portugueses

Pedro Proença destaca talento dos treinadores portugueses

Artigos Relacionados