Médico de Guimarães em destaque num dos mais importantes jornais de traumatologia

Medicina desportiva

Hélder Pereira, médico ortopedista e investigador natural de Caldas das Taipas, concelho de Guimarães, acaba de ver dois artigos publicados num dos mais importantes jornais do mundo de Traumatologia Desportiva.

Trata-se do Journal of Foot and Ankle Surgery do Colégio Americano, e os artigos são: ” Endoscopic FHL transfer to augment Achilles disorders” e “Endoscopic Flexor Hallucis Longus Transfer for the Management of Acute Achilles Tendon Ruptures: A Prospective Case Series Report With a Minimum of 18 Months’ Follow-Up”.

“Esta técnica faz parte do desenvolvimento de uma abordagem global aos problemas crónicos e agudos do tendão de Aquiles, incluindo tratamento de roturas”, explica o ortopedista, em comunicado.

“Os problemas do Tendão de Aquiles (tendão mais forte do corpo), pelas suas implicações funcionais e potencial de tempo prolongado de recuperação causam sempre grandes implicações quer em atletas de todos os níveis quer na população geral pelo inerente absentismo do trabalho”, refere a nota de imprensa.

“Colocam por vezes em risco a carreira desportiva. Alguns atletas de renome internacional como Fernando Gago (Boca Juniores, Real Madrid), André André (futebolista internacional português) ou o atleta olímpico Ricardo Ribas já beneficiaram com esta abordagem alcançando a retoma desportiva”, explica o comunicado.

Este trabalho, que reuniu alguns dos maiores especialistas internacionais, “reforça a posição de Portugal na Medicina Desportiva internacional”.

“Os problemas do tendão de Aquiles, da tendinopatia à rotura requerem uma abordagem integrada e global. É sempre um trabalho de equipa e realço aqui a parceria com o Dr. Jorge Batista (ortopedista responsável do Boca Juniores) neste projeto e os trabalhos de investigação em curso do português Dr. Pedro Dinis que penso que vão trazer novas opções para futuro”, refere Hélder Pereira.

“Melhorar os resultados dos pacientes e acelerar a retoma desportiva e da atividade são o objetivo de toda a equipa”, conclui o médico.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Pelo menos 16 infetados em surto num lar de Arcos de Valdevez

Próximo Artigo

Pedro Proença destaca talento dos treinadores portugueses

Artigos Relacionados
x