Seguir o O MINHO

País

Mecanismo de apoio europeu está a ser equacionado mas ainda não foi formalizado

Covid-19

em

Foto: DR / Arquivo

O recurso ao mecanismo de cooperação europeu para apoiar no combate à pandemia está a ser equacionado pelo Governo português, mas ainda não foi “formalizado completamente”, afirmou hoje o secretário de Estado Adjunto e da Saúde.

“Esse mecanismo ainda não foi formalizado completamente mas está a ser equacionado, no sistema de cooperação europeu”, disse António Lacerda Sales, quando questionado pela agência Lusa se Portugal já recorreu a ajuda europeia para fazer face à pandemia de covid-19.

O membro do Governo reconheceu que a área dos recursos humanos na saúde “é sempre uma área difícil” para Portugal, admitindo que possa haver recurso à cooperação internacional.

“Enquanto formos tendo respostas e capacidade de responder às necessidades dos portugueses, vamos respondendo. Obviamente que equacionamos cenários e planeamos sempre a possibilidade de acionar mecanismos de cooperação europeu”, frisou.

António Lacerda Sales falava aos jornalistas após uma visita a uma estrutura de retaguarda de combate à covid-19, instalada no Hospital Militar de Coimbra.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.149.818 mortos resultantes de mais de 100 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço da Universidade Johns Hopkins, dos EUA.

Em Portugal, morreram 11.012 pessoas dos 653.878 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Populares