Seguir o O MINHO

Região

Árvores caem em várias partes do Minho ao início desta manhã

Mau tempo

em

Foto: Arquivo

Entre as 07:44 e as 09:00 foram registadas cinco quedas de árvore no distrito de Viana do Castelo e duas no de Braga, segundo dados consultados por O MINHO junto da Autoridade Nacional da Proteção Civil.

a Proteção Civil, com base em informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevê para este sábado chuva temporariamente forte a partir da manhã no litoral Norte e Centro, progredindo gradualmente para o restante território, e rajadas de vento que podem atingir os 90 quilómetros hora (km/h) no litoral e até 110 km/h nas terras altas.

Para domingo é esperada chuva temporariamente forte durante a madrugada no interior, descida da temperatura e a possibilidade de granizo e de queda de neve acima dos mil metros de altitude.

Pelas 07:44 deste sábado há registo de uma queda de árvore na Estrada de Santa Luzia, em Viana do Castelo. Pelas 08:19, nova ocorrência do género em Padreno, no concelho de Melgaço. Às 08:34, registo de ocorrência de queda de árvore em Merufe, no concelho de Monção.

Pelas 08:42, registo de queda de árvore na Estrada Municipal 526, na freguesia de Argela, em Caminha, mas sem existir corte da via. Já pelas 08:57, nova queda de árvore na Estrada da Madalena, em Ponte de Lima, esta sim a cortar totalmente aquela via no centro da vila liminana.

De acordo com o CDOS de Viana do Castelo, em declarações a O MINHO, apenas esta última situação forçou ao empenho de mais meios, e já se encontra resolvida. Não há registo de feridos nem de danos materiais a terceiros em todas estas quedas.

No distrito de Braga a intempérie parece mais calma, resultando apenas em duas quedas de árvore ao início da manhã deste sábado, uma em Barcelos e outra em Vieira do Minho, ambas sem resultar em vítimas ou danos materiais.

Recorde-se que Portugal está a ser atingido por uma frente fria associada à depressão Karim, localizada no Oceano Atlântico, mas que está a afetar o país durante este sábado. O IPMA já ativou o aviso laranja para Braga e Viana devido a vento forte, chuva persistente e agitação marítima.

Populares