Mau tempo faz desabar painéis no centro de Ponte de Lima (e árvores caem por todo o Alto Minho)

No Largo Camões
Foto: Artur Oliveira

O mau tempo derrubou parcialmente os painéis que cobrem um edifício localizado no Largo de Camões, em pleno centro de Ponte de Lima. Até ao momento, não há registo de que tenha provocado feridos. Recorde-se que o distrito de Viana do Castelo está em aviso laranja até à meia-noite por causa da chuva por vezes forte e persistente, e em aviso amarelo por causa do vento.

Foto: Artur Oliveira

Nesta ordem, há ainda registo de quedas de elementos de construção no centro de Viana do Castelo (Cerqueiras in Rio), e no centro de Valença (Avenida Miguel Dantas).

De acordo com o ‘site’ da Proteção Civil, e ainda em Ponte de Lima, há registo de quedas de árvore nas freguesias de Rebordões Santa Maria, neste caso na Estrada Nacional 306, na zona da Lapa, União de freguesias de Arca e Ponte de Lima, e em Fontão, também na EN 306.

Em Viana do Castelo, há registo de quedas de árvores em Álvarães, na Rua da Terranha, e em Rebordões Santa Maria, na Estrada Nacional 306.

Segundo a mesma fonte, outras freguesias como Dem e Argela, em Caminha, também foram afetadas pela queda de árvores, nomeadamente na Estrada das Argas e na Estrada dos Muros Brancos.

O destacamento de trânsito da GNR de Viana do Castelo também tem ajudado a remover obstáculos nas vias.

Em Arcos de Valdevez, há registo de queda de árvore ao quilómetro 39 da EN 101, em Eiras e Mel.

Em Ponte da Barca, há registo de queda de árvore em Vila Chã, enquanto em Valença, na Rua Nova de Chamosinhos, freguesia de São Pedro da Torre, também há registo de queda de árvore.

Em Monção, segundo avança a Rádio Vale do Minho, uma estrutura do Bricomarché desabou sobre uma viatura, não havendo feridos a registar.

Proteção Civil envia SMS

“Chuva forte e persistente na sua região nas proximas 48 horas. Vento forte. Risco de inundações. Fique atento. Info: www.prociv.pt / 800 246 246 / ANEPC”, pode ler-se na mensagem de texto que está a ser enviada durante a manhã deste domingo.

Vários avisos meteorológicos ativos

Como O MINHO noticiou, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) já tem ativos vários avisos devido à chegada ao território nacional da depressão Herminia, que traz agitação marítima, aumento da precipitação e vento a partir deste domingo.

Em comunicado de imprensa, o IPMA indicou que a depressão Herminia vai afetar o Norte de Portugal na madrugada de domingo e estender-se ao resto do território na segunda-feira.

Devido a esta situação meteorológica, o IPMA referiu que foram emitidos avisos de nível amarelo para vento e neve, avisos de nível laranja para a precipitação e avisos de nível vermelho para a agitação marítima.

“Depois do sistema frontal associado à depressão Eowyn ter atravessado o território de Portugal, um novo sistema frontal associado à depressão Herminia deverá afetar a região Norte a partir da madrugada de domingo, dia 26”, lê-se num comunicado enviado à comunicação social.

No mesmo comunicado, o IPMA acrescentou: “A partir da madrugada de domingo, ocorrerá precipitação no Minho e Douro Litoral, que se estenderá gradualmente às restantes regiões, e que será persistente e por vezes forte a partir da manhã, prevendo-se que nas regiões a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, as maiores intensidades se verifiquem na madrugada de domingo para segunda-feira e na manhã de segunda-feira”.

O vento vai soprar “forte de sul/sudoeste, com rajadas até 70/90 quilómetros por hora no litoral, e até 100/110 nas terras altas do Norte e Centro”.

Há também condições favoráveis à ocorrência de trovoadas e a agitação marítima na costa ocidental vai ser mais forte entre a manhã de domingo e o final de terça-feira, com ondas do quadrante oeste com quatro a cinco metros de altura, que poderão atingir os 11 metros de altura máxima. 

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados