“Vem descobrir o mundo dos Quarks e Leptões com acontecimentos reais“. É este o desafio que a Escola de Ciências da Universidade do Minho e o LIP-Minho fazem esta sexta-feira, dia 23, e no próximo dia 2 de março, a 220 alunos e professores do ensino secundário para uma Masterclass Internacional de Física das Partículas.
A Reitoria adiantou que a sessão decorre das 9:30 às 17:00, no anfiteatro B2 do campus de Gualtar, em Braga, e o objetivo é permitir que os alunos trabalhem tanto quanto possível como cientistas reais.
As atividades começam “com um treino sobre os fundamentos e as técnicas básicas usadas na análise de acontecimentos de física das partículas. Na segunda parte é fornecido aos jovens um conjunto de imagens de acontecimentos reais, adquiridos no Grande Colisor de Hadrões (LHC) do CERN – Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear, que é o maior acelerador de partículas do mundo. É então solicitada a classificação das imagens por tipo de acontecimentos, obtendo-se no final uma estimativa das frações relativas a cada tipo de decaimento”.
Os resultados – acrescenta a UMinho – vão ser depois associados aos dos vários grupos presentes e, pelas 15:00, discutidos em videoconferência com o CERN e os outros grupos de visita às restantes universidades portuguesas e estrangeiras aderentes às masterclasses. Esta iniciativa é coordenada em Portugal pelo LIP – Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas e leva jovens dos 15 aos 18 anos a instituições com grupos de investigação na área, mostrando as atividades desenvolvidas e promovendo as entidades envolvidas.