Uma massa de ar polar continental, oriunda da Escandinávia, irá provocar nova descida da temperatura na quinta-feira, informou o IPMA.
Esta descida ocorre após um ligeiro aumento das temperaturas, esta terça e quarta-feira. “Temporariamente, durante os dias 09 e 10, essa massa de ar será substituída, por outra mais quente, transportada na circulação de uma depressão centrada a oeste/noroeste da Península Ibérica, que irá trazer uma subida de temperatura e precipitação”, lê-se no comunicado enviado hoje às redações.
Nos dias 11 e 12, a temperatura irá descer novamente, em especial as mínimas.
Como referiu o IPMA, isto deve-se a uma massa ar polar continental que irá gradualmente afetar o Norte da Península Ibérica e posteriormente o Sul.
Em Braga, na quinta e sexta-feira, as temperaturas mínimas serão de 2 e 3 graus, respetivamente. Em Viana do Castelo, serão de 2ºC e 4ºC.
No sábado, está previsto o regresso da precipitação e a subida das temperaturas, de acordo com o IPMA.
“Está ainda prevista a formação de gelo ou geada, em especial no interior Norte e Centro, que terá impacto mais significativo na circulação rodoviária”, alerta.
O IPMA indica que “o estado do tempo em Portugal continental tem vindo a ser influenciado por uma massa de ar polar, que tem dado origem a valores de temperatura ligeiramente inferiores ao normal para a época do ano”.