MAS defende transição energética como via de emprego, não de despedimento

Eleições legislativas
Mas defende transição energética como via de emprego, não de despedimento

O Movimento Alternativa Socialista (MAS) defendeu hoje a transição energética como forma de criar emprego, e não despedimento, durante uma ação de campanha junto à GALP de Matosinhos.

O movimento cujo candidato pelo círculo eleitoral de Braga é Vasco Santos, de Barcelos, quer saber em que medida a transição energética é justificação para o despedimento de 1.500 trabalhadores daquela refinaria.

A cabeça de lista por Lisboa, Renata Cambra, acusa o Governo do PS não só “de não fazer qualquer esforço para garantir a reconversão desses postos de trabalho”, mas também de se vangloriar “de termos deixado de produzir energia a carvão, mas continuarmos a importar do estrangeiro”.

Na ação estiveram ainda presentes Pedro Castro, cabeça de lista pelo Porto, Vasco Santos, cabeça de lista por Braga, e Bruno Cancelinha, cabeça de lista por Vila Real.

Pedro Castro acrescentou que a atuação do governo PS “deixa-nos na mesma, ou pior, porque continuamos a consumir energia poluente e, ao mesmo tempo, passamos a ter mais gente no desemprego sem perspetivas de lhes ser assegurado um novo posto de trabalho”.

Questionada sobre a alternativa, Renata Cambra salientou que a transição energética “tem o potencial de gerar milhares de empregos verdes, tanto no setor energético, como em setores como a agricultura, reabilitação de casas, transportes, reordenação das florestas, entre outros”.

“É necessário que se adote uma estratégia abrangente, que tenha como prioridade os interesses das pessoas e não dos grandes grupos económicos, como tem acontecido”, concluiu.

As eleições legislativas estão marcadas para o próximo dia 30 de janeiro.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Câmara de vizela testa crianças antes do regresso às aulas

Câmara de Vizela testa crianças antes do regresso às aulas

Próximo Artigo
Programa do ps destaca ação no clima, demografia e combate às desigualdades

Programa do PS destaca ação no clima, demografia e combate às desigualdades

Artigos Relacionados