Seguir o O MINHO

Ave

Mário Passos toma posse como presidente da Câmara de Famalicão no domingo

Sucede a Paulo Cunha

em

Foto: Divulgação / CM Famalicão

Mário Passos toma posse no próximo domingo como o sétimo presidente da Câmara Municipal de Famalicão, sucedendo a Paulo Cunha que exerce o cargo desde 2013, foi hoje anunciado.

A Assembleia Municipal de tomada de posse dos membros eleitos para a Câmara e Assembleia Municipal está marcada para as 16:30, na Casa das Artes de Famalicão, sendo esta presidida pelo presidente da Assembleia reeleito, Nuno Melo.

Na sessão serão empossados os 11 vereadores que vão compor o executivo municipal: sete eleitos pela Coligação Partido Social Democrata (PSD) / Centro Democrático e Social – Partido Popular (CDS-PP) e quatro eleitos pelo Partido Socialista (PS).

Para a Assembleia Municipal, tomam posse cerca de 35 deputados eleitos: 20 da Coligação PSD/CDS-PP, 13 do PS, um do Chega e um da Coligação Democrática Unitária (CDU). Integram também a mesma, os 34 Presidentes de Junta de Freguesia que, em conjunto com os deputados eleitos, vão eleger nesta primeira sessão da Assembleia do novo ciclo autárquico, o primeiro e o segundo secretário do órgão.

O presidente recém-eleito nasceu na freguesia de Nine em 1966 e licenciou-se, no ano de 1991, no curso de Física e Química, pela Universidade do Minho (UM). Nesse mesmo ano, ingressou no grupo disciplinar do Departamento de Química da Escola de Ciências da UM, iniciando, assim, a sua carreira académica como assistente estagiário.

Em 1994, realizou as suas Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica e iniciou as suas Provas de Doutoramento, na referida universidade, em cooperação com o Instituto John Innes Centre Research Park, Norwich, em Inglaterra, tendo concluído o seu Doutoramento em Ciências no ano de 1998, tornando-se Professor Auxiliar.

Foi Presidente da Comissão de Estágio da Licenciatura de Física e Química e secretário da Comissão Coordenadora de Estágios da mesma universidade. Integrou, também, o Grupo de Missão para a Qualidade do Ensino/Aprendizagem e participou na organização de palestras, seminários e congressos.

Em 2004, Mário Passos é convidado pelo XV Governo Constitucional da República Portuguesa, para Delegado Regional de Braga do Instituto Português da Juventude.

Em 2009, é eleito vereador da Câmara de Famalicão, onde se encontra até à presente data, tendo exercido funções em cerca de dez pelouros da governação autárquica.

Populares