Seguir o O MINHO

País

Mário Ferreira no Texas para ir ao Espaço (e leva uma garrafa de vinho do Porto)

Viagem espacial na quinta-feira

em

Pela sexta vez em 20 anos de história, a Blue Origin vai lançar humanos num voo sub-orbital pelo Espaço, e será a primeira viagem em que participa um astronauta português.

Mário Ferreira, conhecido empresário dono da Douro Azul e da Mystic Investments – um dos principais ‘clientes’ dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo -, já se encontra no centro de treinos no Texas, Estados Unidos da América, onde tem feito a preparação para adaptação a bordo de uma cápsula, para além de enfrentar a ausência de gravidade.

Mário Ferreira, nesta viagem, marcada para quinta-feira, terá a companhia de Coby Cotton, (YouTuber norte-americano), de Vanessa O’Brien (primeira mulher a escalar o Everest), do engenheiro Clint Kelly (responsável pelas bases dos carros elétricos), da egípcia Sara Sabry (engenheira biomédica) e do empresário das telecomunicações Steve Young.

Neste que foi o primeiro dia de treinos, Mário Ferreira partilhou nas redes sociais que irá levar uma garrafa de vinho do Porto Vintage, 50 centilitros, com rolha de cortiça, para testar como se comporta a rolha e o vinho com a ausência de gravidade.

Sobre os companheiros de viagem, adianta que “são todos muito divertidos e motivados para este voo”, mas destacou o YouTube Coby Cotton, com quem passou “grande parte da tarde a treinar”.

“(…) seremos os dois autorizados a levar câmeras para recolher fotografias e vídeo no espaço, também requer autorização e treino específico… longo e interessante dia”, complementou Mário Ferreira.

A cápsula da New Shepard consegue transportar até seis pessoas. O grande objetivo é proporcionar a experiência da micro gravidade bem como mostrar a curvatura da Terra ao público em geral, uma vez que sobe até aos 100 quilómetros de altura.

EM FOCO

Populares