Marina Gonçalves, cabeça de lista do PS por Viana do Castelo, traçou como objetivo, para o dia 18 de maio, “vencer as eleições no Alto Minho”.
A candidata socialista quer, também, “reconquistar o sexto deputado para o círculo eleitoral de Viana do Castelo”, perdido nas legislativas de 2024.
O PS apresentou, ontem, na Cervejaria Letraria, em Viana do Castelo, os seus candidatos e manifesto eleitoral para o Alto Minho, “com foco no desenvolvimento regional e na proximidade às pessoas”.

“A equipa 100% Alto Minho, revigorada e renovada, alia experiência e juventude, com a presença de deputados, autarcas, dirigentes associativos, cuja mandatária distrital, Arcelina Santiago, é uma cidadã independente e ativista em prol da democracia, há mais de dez anos ligada a Monção”, salienta a candidatura socialista.
Na apresentação, os deputados à Assembleia da República, Marina Gonçalves e José Maria Costa, fizeram um balanço do seu trabalho na XVI Legislatura, ao longo da qual apresentaram “cerca de 40 iniciativas legislativas com impacto direto na região”.

Os deputados destacaram a eliminação do pórtico de Neiva na A28, a aprovação da desagregação de freguesias, a valorização e proteção dos baldios, o avanço nas dragagens e na reconfiguração do Porto de Mar de Vila Praia de Âncora, a valorização dos direitos e regalias dos bombeiros, bem como a redução do IVA da eletricidade e do IRS.
A cabeça de lista, Marina Gonçalves, sublinhou, no entanto, que o ano de 2024 ficou aquém das expectativas, com “atrasos em investimentos chave e dificuldades persistentes em áreas essenciais como saúde, habitação, educação, pescas e agricultura”.

“Apesar disso, o PS, na oposição, conseguiu assegurar avanços relevantes, como o fim do pórtico de Neiva e o aumento das pensões, aprovados apesar do voto contra do PSD/CDS”, salienta.
Mariana Gonçalves criticou o “oportunismo” de outras forças partidárias, reafirmando que a iniciativa que permitiu a eliminação do pórtico de Neiva na A28 foi do PS, tendo outros partidos votado favoravelmente, bem como “a indisponibilidade do cabeça de lista da AD pelo círculo eleitoral de Viana do Castelo, Aguiar Branco, para participar em debates, como havia sucedido nas anteriores eleições”. “Esta posição prejudica o Alto Minho e desvaloriza o território”, afirma.

O Manifesto Eleitoral do PS para o Alto Minho “reflete uma visão clara e ambiciosa para a região, estruturado em dez prioridades centradas no reforço de uma saúde de proximidade, na promoção de habitação com renda acessível, na valorização da escola pública, na melhoria dos transportes públicos e acessibilidades, no apoio à primeira infância e valorização da autonomia dos idosos, na modernização da justiça local, na dinamização da economia do mar e no apoio ao tecido empresarial, na promoção da cooperação transfronteiriça, no apoio ao desporto e cultura e na aposta na agricultura sustentável”.
“O PS parte preparado para este ato eleitoral, com orgulho no trabalho feito e olhar firme no futuro. É tempo de um novo impulso para o Alto Minho, pois o futuro é já”, declarou Marina Gonçalves, definindo dois objetivos concretos: “Vencer as eleições no Alto Minho e reconquistar o sexto deputado para o círculo eleitoral de Viana do Castelo, perdido nas legislativas de 2024, pois tal significaria que houve um aumento da população e a prosperidade deste território”.

Inscritos 232.603 eleitores
Nos 10 concelhos do Alto Minho estão inscritos para as eleições de 18 de maio 232.603 eleitores, menos 924 eleitores do que os inscritos para as legislativas de março de 2024.
Em 2024, a Aliança Democrática (PSD/CDS/PPM) ganhou as eleições no distrito de Viana do Castelo, tendo elegido dois deputados, tal como o PS.
O Chega conseguiu, pela primeira vez, eleger um deputado.
Lista de candidatos do PS
Marina Gonçalves, Caminha
José Maria Costa, Viana do Castelo
Carlos Barbosa, Paredes de Coura
Soraia Domingues, Melgaço
Flávia Afonso, Arcos de Valdevez
Acácio Fernandes, Ponte Lima
Margarida Vasconcelos, Ponte da Barca
Cláudia Gomes Moreira, Valença
José Machado, Ponte da Barca
Rui Sousa, Viana do Castelo