Mariano Pires, piloto de Ponte de Lima, participou, durante este fim de semana, no Circuito Internacional de Palmela, a primeira prova do Rotax Max Challenge Portugal 2016.
O jovem piloto partiu para esta prova, que contou com a participação de 70 pilotos nas cinco categorias, 18 na categoria Júnior, com as mesmas ambições que nos anos anteriores, isto é, tornar-se campeão e conseguir o tri-campeonato na categoria Júnior, e com isto apurar-se mais uma vez para as finais mundiais, que este ano se realizam em Itália.
Debaixo de condições atmosféricas muito difíceis, e com alterações constantes de pista, o piloto conseguiu ser sempre, nos treinos livres, um dos mais rápidos em pista, quer em piso seco ou molhado.
No que diz respeito aos treinos cronometrados, os mecânicos, em conjunto com os pilotos, aguardaram até à última para escolher se partiam com pneus de chuva ou slicks. Mariano Pires, que devido a um problema mecânico só fez duas voltas lançadas, conseguiu mesmo assim alcançar o terceiro lugar na grelha para a primeira corrida.
Na primeira corrida, com a chuva a aparecer sobre o kartódromo de Palmela, Mariano colocou-se na primeira posição logo no arranque, e não a deixou escapar até ao final da corrida, tendo mesmo possibilidade de gerir os pneus devido à distância que o separava do grupo restante.
Para a segunda corrida, a lotaria dos pneus continuava, tendo o grupo dos primeiros classificados optado por colocar pneus slicks. Mariano Pires tomou a dianteira logo no arranque, no entanto à quarta volta foi ultrapassado pelo espanhol Filip Vava, tendo seguido no seu encalce até à última volta, altura em que o ultrapassou, ficando em condições de ganhar a corrida. Logo a seguir e numa manobra não visualizada pelos comissários de pista, Mariano sofreu um pequeno toque e foi ultrapassado, ficando assim com o segundo posto.
Na corrida final, com pneus slicks, mas a chuva mais uma vez a ameaçar, Mariano Pires partiu do primeiro lugar da grelha e não mais o deixou até ao final da corrida, deixando mais uma vez os adversários a uma distância suficiente para gerir as últimas voltas.
Em comunicado, o piloto agradeceu à equipa FCK Motorsport pela disponibilidade e pelo excelente material que colocou à disposição, à Scuderia Rotax, que mesmo a 900Km, não deixou de seguir as corridas e ajudar no Set-up do Kart, e a todos os amigos e patrocinadores.
A próxima prova do piloto limiano é a primeira corrida do Rotax Max Challenge España, nos dias 27 e 28 de fevereiro, em Valência.
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