A atriz Margarida Vila-Nova e o encenador John Romão não passaram despercebidos na preparação de um dos espetáculos de Braga Capital Portuguesa da Cultura 2025, durante os preparativos e os ensaios, ao longo dos três palcos, na Avenida Central.
A atriz Margarida Vila-Nova será a cicerone de “Abre a tua Porta”, assumindo o mote escolhido para a Braga 25, com curadoria do encenador John Romão, o espetáculo juntará instituições e coletivos de Braga, tendo alguns dos principais artistas nacionais.
“Abre a tua Porta” cruza a música com a palavra e a dança, contando com a participação de elementos dos diversos grupos folclóricos de Braga e de um coletivo de breakdance, dirigidos pelos coreógrafos Filipa Francisco e Deeogo Oliveira, enquanto a artista visual Maria Imaginário vai fazer a cenografia do espetáculo e que se prevê tenha milhares de pessoas na assistência.
Margarida Vila-Nova e John Romão, que, em articulação com André Marcos, da Divisão de Cultura da Câmara Municipal de Braga, captaram a atenção dos curiosos nos seus trabalhos de preparação.
A atriz Margarida Vila-Nova, também especialmente conhecida devido à sua participação em telenovelas, que se encontra já hospedada num hotel situado no centro da cidade de Braga, era a personalidade que mais chamava a atenção, durante esta tarde, nas deambulações pela Avenida Central.
Sábado será o grande dia da abertura
O dia inaugural da Braga’25 culminará com um grande espetáculo multidisciplinar na Avenida Central, a partir das 21:00, após um primeiro espetáculo a assinalar a abertura de Braga Capital Portuguesa da Cultura 2025, que decorrerá às 11:00 no Theatro Circo, com a presença, entre outros convidados, da ministra da Cultura, Dalila Rodrigues, que presidirá à cerimónia.
Braga assume oficialmente o título de Capital Portuguesa da Cultura 2025 no próximo sábado, dia 25 de janeiro, com um programa de abertura, que se estenderá ao longo de todo o dia, antecipando a diversidade das propostas artísticas que vão ser apresentadas ao longo de todo o ano, conforme já era o propósito da Câmara Municipal de Braga, aquando da sua candidatura.
Mariza, a mais internacional cantora de fado da atualidade, será uma das vozes desta noite, interpretando não só temas do seu repertório, como também canções preparadas especialmente para Braga’25.
Em palco estará igualmente iolanda, a vencedora da última edição do Festival da Canção, a par de Dino d’Santiago, artista fundamental da nova música nacional, com a participação especial no espetáculo de abertura da Capital Portuguesa da Cultura.
A participação dos bracarenses neste espetáculo alarga-se também à percussão, com elementos dos grupos Bomboémia, Equipa Espiral e Batalá Braga e o Coro do Conservatório de Música Bomfim, procurando envolver-se igualmente todos os assistentes.
No final do espetáculo, os céus de Braga ficarão iluminados com um espetáculo que une tecnologia, arte e história e que afirma o papel da cidade como centro de invocação, através da movimentação de drones com voz-off e banda sonora de inspiração tradicional com a participação do artista Daniel Pereira Cristo, que convida o público a embarcar numa viagem única que assinala a abertura de Braga Capital Portuguesa da Cultura 2025, abrindo assim uma panóplia de atividades para todo este ano.